domingo, 7 de agosto de 2011

Dantalian no Shoka Episódio 04

Melhor que o anterior em narrativa e com um tom mais aterrorizante. E com uma dose de referências a fãs obcecados também.

Assim tá charmoso, Huey :3 /táparei

No episódio desta semana Huey recebe uma carta endereçada a seu avô, de um escritor chamado Lenny Lents, que supostamente estava morto. Sendo ele autor de uma trilogia da qual Dalian quer ler o último livro, os dois protagonistas decidem visitar a casa do homem. Porém, aparentemente sua "esposa", Paula Dickinson, está escondendo algo, e Huey e Dalian se veem no meio de uma violenta tortura de uma fã obsessiva detentora de um Livro Fantasma capaz de trazer os mortos de volta á vida.

Cuidado, escritores. Nunca se sabe quando surgirá uma fã como Paula.

Vamos às referências. Ao que parece, a trama deste episódio tem uma forte referência a um livro de Stephen King, Miséria, em que um autor de romances que é torturado por uma fã que desejava ver o final de sua novela favorita.
Quanto ao Livro Fantasma em poder de Paula Dickinson, seu título - Ras Alhague - se refere ao nome de uma constelação, enquanto o autor citado, Asclepius, é conhecido como deus da medicina e da cura, filho de Apolo.

Mais uma para o grupo das fujoshis. por essa não esperava xD

Não acho que este episódio foi mais interessante em ideias do que a história das crianças superdotadas do anterior, mas levando em conta que este não se aprofundou muito nas temáticas recorrentes, não houve uma queda de qualidade de um episódio para outro.
De qualquer forma, a narrativa foi mais elaborada e conseguiu deixar uma tensão maior no ar com o uso de uma violência gráfica mais acentuada do que nos episódios anteriores. E sim, eu sei que muitos estão insatisfeitos com a personalidade infantil da Dalian (e o trabalho da Gainax em vender com força seu fator loli moe), mas não pude deixar de me divertir com o comportamento "fujoshi" dela. (Notem como as fujoshis estão instaladas na nossa sociedade há quase um século. Brincadeira xD)




Porém, algo que me decepcionou um pouco foi a falta de ação dos protagonistas na conclusão. Huey e Dalian ficaram parados assistindo o ataque psicopata de Paula contra o escritor e sua amada e seu posterior fim sem demonstrar qualquer reação. Sinto que isso foi um pouco artificial, mas é apenas uma impressão.
A ideia de "tolerância à magia repetida diversas vezes" também soa um pouco forçada, como se tivesse caído do nada para dar um encerramento ao episódio. Não li esta aventura na LN ainda, então espero que nela esteja um pouco diferente, ou melhor explicada.


Por fim, foi um episódio bom. Melhor que o anterior pelo clima de tensão e narrativa mais "amarrada", mas ainda assim não tão bom quanto os dois primeiros da série, por investir menos na elaboração da temática. De qualquer forma, espero que a Gainax encontre "o ponto certo", conseguindo resultados ainda mais interessantes.

2 comentários:

  1. Os dois paradões olhando desviou totalmente a atenção.
    Mesmo a Dalian sendo bem velha e o Huey ter participado de uma guerra, quando o perigo não é com eles eles conseguem ser bem apáticos.

    ResponderExcluir
  2. Ainda acho o anterior bem melhor em questão de ideia, mas sem dúvidas esse tem uma dinâmica mais acentuada. Eu gostei bastante hehehe e sei lá, acho tudo à ver A Dalian e seu comportamento infantil, perto da maturidade do Huey. Ele que consegue ser atraente, mesmo sem dizer nada =D

    Também achei forçado o lance da magia, justamente naquele momento, sei la, talvez se tivesse mais tempo. Dalian e Huey, apáticos, também me surpreendeu, achei que eles fariam alguma loucura e a coisa toda iria se ficar mais agitada. Mas enfim, o episódio já valeria a pena, simplesmente por ver o Huey girando aquela manivela do carro. Legal ver detalhes assim, num anime de época. Bom, agora deixa eu ir dormir.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo à seção de comentários. Fique livre para expressar sua opinião sobre o assunto em questão, mas atenção: seja educado e respeite as opiniões alheias. =)