sábado, 23 de julho de 2011

Dantalian no Shoka Episódio 02

Olá a todos, como vão indo?

Antes de começar este post sobre o segundo episódio de Dantalian no Shoka, gostaria de divulgar um evento que ocorreu hoje entre a equipe da blogosfera, a Blogagem Coletiva (é um nome provisório, não sei se arranjaram um diferente), em que vários blogs fizeram postagens comentando um mesmo anime, neste caso foi Kimi Ga Nozomu Eien.
Acabei escolhendo não participar deste evento, mas caso vocês conheçam o anime em questão e queiram acompanhar a discussão, estou passando o link das postagens, tenho certeza de que todos os textos (e vídeos) estão muito bons:


(Se esqueci alguém, me avisem por favor.)

Passada esta pequena divulgação, vamos continuar. =D

Mal começou a série e eu já sinto que vou me tornar fangirl do Huey. :3
Neste segundo episódio, diria que Dantalian foi bem. Nada próximo do excepcional, mas muito bem, levando em conta o caráter episódico da obra original (Digo isso após ler os dois primeiros capítulos da Light Novel, quaisquer mudanças no ritmo da série a partir desse ponto não posso indicar ainda). A princípio pode-se dizer que o anime pretende seguir com o esquema “Livro Fantasma do dia” e aos poucos ir formando a base para a trama principal. Outra coisa que notei é que minhas especulações quanto a uma semelhança com xxxHolic não chegam a ser inválidas, mas realmente foram um pouco exageradas. Porém, nada disso pode ser tratado como defeito, já que nesse primeiro momento a Gainax parece saber investir no clima adequado e nas interações entre os personagens.


Neste episódio Huey e Dalian são chamados pela jovem Estella Lilburn, que herdou a coleção de livros de seu avô - um antigo coronel - e precisa de ajuda para estipular o preço deles. Porém, logo os protagonistas descobrem que a jovem herdeira é assombrada por alguma espécie de maldição que a impede de viver longe da mansão, matando a todos que tentam tirá-la de lá. Huey se pergunta se não poderia ser algo provocado por um Livro Fantasma, porém Dalian está convicta de que qualquer maldição não poderia ser causada por um desses.

[ATENÇÃO: A partir daqui, spoilers do episódio]


Como eu disse anteriormente, esse episódio apresenta o caráter episódico da série, deixando claro que o foco não é o mistério e sim as interações com o sobrenatural, que ainda assim não é o principal culpado das tragédias; o drama de Estella tem raiz no próprio ambiente inadequado em que vivia, já que nenhuma das gerações de mulheres de sua família foram criadas de forma saudável e acabaram perpetuando um comportamento psicopata que foi tomado como maldição. 
De qualquer forma, isso não descarta a lenta aproximação da série com uma possível trama principal; logo no começo do episódio temos uma cena semelhante a do episódio anterior com o Huey criança conversando com a garota de dentro da Biblioteca de Dantalian, o que aos poucos vai criando expectativas sobre o background do personagem.

Outro ponto forte que já fica evidenciado na série é a combinação dos personagens: Huey é um sujeito maduro e inteligente, formando uma boa parceria com a Dalian em que ambos colocam a cabeça para funcionar para resolver os mistérios e entrar em ação nos momentós críticos. Quanto a Dalian, as comparações com Victorique de Gosick continuam válidas, porém ela já se mostra um pouco mais reclusa na presença de humanos e mais infantil com Huey - afinal, este não se deixa derrubar pela conduta tsundere da garota (diferente de certos imigrantes japoneses... #KazuyaKujofeelings xD).

As cenas de ação também tiveram seu bom momento. Pode ser fangirlismo meu, mas acho o máximo ver os encantamentos surgirem a partir dos trechos recitados dos livros (que incluem várias referências bíblicas e mitológicas), e o Huey é bem convincente (pontos a mais pra ele na minha cotação *-*); sem falar nos flashbacks intercalados em alguns trechos da leitura, trazendo algumas pequenas explicações, foram bem aplicados.

Se fosse para citar pontos fracos, digo que apenas me incomodei em ver a animação da invocação da Biblioteca de Dantalian. No momento, nada contra (nem mesmo em relação às suposições relativas a lolicon, considero-as mínimas), mas se vir a repetir nos próximos episódios pode ficar cansativo. A questão do Livro Fantasma em forma de carrilhão om 72 sinos também soa um pouco estranha, mas não chega a ser nenhum problema de enredo.


Enfim, esse episódio foi o segundo passo na introdução da série, ficamos agora na expectativa de ver alguma trama se desenvolver enquanto Dalian e Huey resolvem novos assuntos envolvendo Livros Fantasmas, com uma parceria que deve cativar cada vez mais com o passar do tempo. 

(E sim, este é o anime da temporada que escolhi para comentar episódio por episódio. É um formato experimental, e espero que dê certo! =D)

4 comentários:

  1. achei esse epi meio corrido em algumas partes, mas foi bom.
    ainda bem que o huey tem atitude, diferente do kujo

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei desse episódio, no geral, devo gostar da série, ela é mesmo um bom entretenimento. Entretanto, não gostei de certas coisas.

    A primeira são as invocações.
    Ainda não acostumei a ver os monstros, que tem se mostrado bem ágeis, ficarem apenas olhando o Huey ler os livros sem reagirem.
    Imagine que isso aconteça em todos os episódios? Tira toda a tensão do momento.
    A não ser que o tempo não corresse em velocidade normal ali, e velocidade é algo que estranhei na animação. Quando o Golem atacou, seu movimento foi rápido, mas o desenho tem poucos quadros de animação.
    Ficou um resultado bem estranho, parece ser algo se movendo rápido mas vemos em câmera lenta.

    Esses são os detalhes técnicos.
    Também tenho algo a comentar sobre a Dalian.
    O primeiro episódio foi excelente por conhecermos ela e o Huey. Dois personagens interessantes e que tem um ótima química.
    Só que, a Dalian, já nesse segundo episódio, em fortes ataques de criancice. Ela deveria ter mais compostura pela idade dela, parece até que nunca viu um jovem charmoso na frente dela. Os ciúmes dela são ridículos, a não ser que seja um complexo pela aparência infantil que ela tem.

    Porém, ouvi dizerem que os episódios não estão em ordem cronológica, o próximo episódio se passaria antes deste, então pode ser que tenham acontecido várias coisas entre os dois que a faz se comportar assim.

    ResponderExcluir
  3. @reim_qq
    Foi um pouco corrido em alguns momentos, mas essa é uma marca que a princípio tenho reconhecido inclusive nos capítulos da LN, acho que não chega a prejudicar. E o Huey veio com tudo para desbancar o Kujo, hehe.

    @Panino Manino
    Quanto às invocações, a impressão que me ficou depois de ler a LN é que o tempo pára (ou desacelera) durante elas. Pode ser usado como conveniência de roteiro, mas não acho que venha a prejudicar o aproveitamento da série.

    O comportamento da Dalian tende a alguns momentos mais imaturos, imagino que isso se deva ao convívio pequeno que ela tem com humanos.

    Já andei pensando se os episódios não estão em ordem cronológica, já que estão diferindo do começo da LN. Um pouco estranho a Gainax iniciar o anime assim, mas talvez não faça muita diferença no futuro.

    ResponderExcluir
  4. É magia, então deve ser isso mesmo, o tempo deve se alterar.
    E se está mesmo fora de ordem, então isso explica o comportamento da Dalian.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo à seção de comentários. Fique livre para expressar sua opinião sobre o assunto em questão, mas atenção: seja educado e respeite as opiniões alheias. =)