domingo, 18 de setembro de 2011

Dantalian no Shoka Episódio 09

(Postagem atrasada ^^" Tentarei adiantar a do episódio 10. Só não prometo.)

Episódio intitulado "O Livro do Crepúsculo"... Não, felizmente não tem a ver com a saga da Stephenie Meyer. (Ok, chega de piadas toscas... ^^")



Que tal mostrar uma história em um outro mundo, por um outro ponto de vista? Desta vez acompanhamos a jovem Ira, aprendiz de Shaman - aqueles "feiticeiros" que trabalham com técnicas e crenças de comunicação com o mundo espiritual - de um conto medieval, que subitamente se vê numa situação complicada em que precisa evitar que um enxame de insetos monstruosos destrua o reino em que vive. Para isso ela contará com a ajuda de dois forasteiros exóticos - quem adivinha quem são?

Ira, a protagonista do Livro do Crepúsculo

Desta vez vou falar sobre o episódio em si primeiro. Porque a arte desta vez foi excepcional, caprichada e bem inovadora! Quer coisa mais charmosa do que o ambiente todo representado como um desenho à lápis, com um character design diferente do habitual e uma movimentação bem fluída? Tudo isso fazendo referência provavelmente a Henri Michaux (pelo nome da fortaleza que a Dalian menciona), poeta, escritor e pintor belga, cujos trabalhos plásticos são tidos como originais e sugestivos (embora eu não entenda muito bem aquelas telas cheias de manchas... õo).

Quanto á história, não foi das mais estimulantes, mas foi legal ver a forma como a Ira e os outros moradores d reino enxergavam forasteiros como a Dalian e Huey. Aliás, ver os protagonistas dentro de um livro e como a história dele literalmente ganha vida ao redor deles me fez lembrar do livro Coração de Tinta - embora este mostre mais a situação reversa: personagens saindo de um livro. (E para quem não leu, aí está uma ótima dica de leitura =D) E quanto a algo que estava sentindo falta e voltou neste episódio foi a leitura de um Livro Fantasma pela voz do Huey (dublado por ninguém mais ninguém menos que o Daisuke Ono), desta vez invocando o poder de um dos gênios abrigados na corte do Rei Salomão, Cabicaj, para acabar com a ameaça dos insetos que devoravam os livros. (Há uma menção ao poeta fictício Abdul Alhazred, o "Árabe Louco", presente nas obras do escritor norte-americano H. P. Lovecraft.)


Um ponto que pode ser considerado positivo de uma certa forma é que este episódio saiu um pouco do esquema "resgatar o Livro fantasma da semana". Não acho esse padrão da série ruim (não sou fangirl da Dantalian à toa), mas uma característica do anime é que ele tenta na maioria das vezes explorar um ângulo diferenciado de seu universo, e desta vez a situação não exigiu evitar que um Livro Fantasma caísse em mão erradas, mas sim evitar que uma história fosse destruída por algo tão trivial como insetos.

E um pouquinho de envolvimento emocional (bem pouco, mas que de certa forma me tocou) da Dalian com o livro protegido foi bem aconchegante. Entendo que alguns não se sintam envolvidos com os personagens, mas para mim esses pequenos pedacinhos de caracterização fazem uma boa diferença. Acho que é mais uma questão de empatia.


por fim, este episódio foi uma das marcas mais inovativas da série - e olha que neste quesito ela não falha, tentando fazer algo diferente a cada vez, embora as mudanças entre um episódio e outro venham desagradar a alguns. E pelo jeito, o diretor de arte voltará no episódio 11 - que por sinal (adiantando os comentários da postagem sobre o episódio 10, que vou tentar dar um jeito de adiantar) deve marcar a aparição definitiva de Rasiel e seu parceiro! Como leitora da LN, estou bem ansiosa. Esperemos pelos episódios finais!

Um comentário:

  1. Eu acabei de assistir esse episódio. E achei lindo. Um pouco diferente do habitual,mas, muito bem feito. Lembrei do motivo de ter pegado esse animê pra assistir: a arte dele é incrível!

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo à seção de comentários. Fique livre para expressar sua opinião sobre o assunto em questão, mas atenção: seja educado e respeite as opiniões alheias. =)