quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Chegamos ao final! Dantalian no Shoka Episódio 12

Honestamente? Melhor do que eu esperava.

Huey em momentos tensos. De fazer fangirl gelar...



O que aparentemente começou como mais um caso de um Livro Fantasma causando problemas - desta vez, transformando pessoas em zumbis a partir de cópias de um jornal - acabou culminando no encontro de Huey e Dalian com o Professor e Rasiel. O momento contou com pequenas explosões de rivalidade entre as duas Biblioprincesas e seguiu para momentos reveladores sobre os personagens - tanto sobre o objetivo de Huey na Biblioteca de Dantalian quanto sobre a segunda dupla, responsável pelo surgimento dos zumbis para fins catastróficos. Explicações corridas, encontros de Biblioprincesas, visuais soberbos: pode ser definido assim o último episódio de Dantalian, que apesar da correria para tentar fechar grande parte do enredo tecnicamente foi o episódio mais belo que assisti essa semana.

Essa cena tem um feeling que não sei explicar bem.
Mas é bonita. :)

Porém, apesar de tanta qualidade técnica e emocional, é o típico episódio de conclusão incompleta, que deixa óbvia a necessidade de mais. Apesar de ter feito várias explicações, tanto mais visíveis quanto no plano sutil - seguindo à risca o exemplo do episódio 01 que intercalava flashbacks em meio aos textos do Livro Fantasma - , muita coisa fica corrida e a sensação de falta de aproveito é enorme. Fica claro que a Biblioprincesa Branca (encerremos as postagens sobre este anime tratando-a assim) existe desde a época da Grécia Antiga, e especula-se que ela tenha aberto a Caixa de Pandora - embora estes flashbacks sejam os que mais deixam questões em aberto. Como já imaginado, tanto ela quanto Dalian não são nada novas.

E sim, o momento do Huey tirando a Biblioprincesa Branca da Biblioteca foi bonito; a revelação dos objetivos de Huey e como ele conseguiu a chave não foram nada inovador, mas a cena foi muito bem feita. Não importa qual seja o resultado de Dantalian no Shoka nos termos gerais, Huey é um dos protagonistas de destaque do ano, inteligente e maduro o bastante para se situar em todos os casos que apareceram pela frente, sem falar que sua interação com a Dalian indicou uma bom equilíbrio e química com uma personagem que em um ambiente diferente poderia se mostrar mais irritante.

Outro ponto que não podemos nos esquecer foi a aparição das outras duas duplas. Agora fica claro que os métodos (e talvez até as intenções) de Rasiel e Professor tem fins questionáveis; se eles pretendem transformar o mundo com base na criação e difusão de Livros Fantasma pelo mundo, com certeza é por meios mais sombrios. E já fica explicado (pelo menos é o que entendi) o porquê de Hal e Flamberge estarem atrás dos dois; desta vez o conhecido Libricida pôde queimar muitos e muitos "Jornais Fantasma" de uma só vez, sem saber garantindo a sobrevivência da nossa dupla de protagonistas. (Hal queimando todos aqueles jornais, all of sudden? EPIC WIN xD)

Oh such faces... /Euri LOL

Antes de finalizar os comentários, falemos das referências restantes. (Finalmente um episódio cheio de referências, estava sentindo falta xP)

Em primeiro lugar, o Livro da Redenção usado por Rasiel e Professor para "zumbificar" a população de Londres pode ser tanto uma referência ao terceiro dos cinco livros do Torá (livro sagrado dos judeus) quanto ao Yom Kippur, dia mais sagrado do ano para os judeus, em que é selado o destino dos fiéis no Livro da Vida, de acordo com o julgamento de Deus.

Depois temos o livro usado pelo professor para atirar em Huey, provavelmente é oriundo de um registro no diário de John Wilkes Booth, assassino do presidente americano Abraham Lincoln em 1865. (Embora o poder de um livro se transformar numa arma seja meio banal, mas pelo menos é um disfarce insuspeitável, acho...)

Por fim, há o livro lido por Huey no final, Crastinus Dies Nunquam Sciat - algo que pode ser traduzido como "O Amanhã será sempre Desconhecido". Os mais atentos com certeza notarão que o trecho lido é o mesmo da versão completa de Cras Nunquam Scire ("O Amanhã, Nunca se Sabe"? Por sinal, tanto o trecho em latim quanto o trecho em japonês da música tem a mesma tradução), que provavelmente reflete um pouco da vida da nossa Biblioprincesa de Dantalian.

E só para não deixar passar, a frase que o Professor fala para Hal no final - “Aqueles que queimam livros, acabarão cedo ou tarde por queimar homens” - é atribuída a Heinrich Heine, poeta alemão de origem judaica.

E meu Hal bishoneizado, nunca mais vou ver? u.u /táparei

E é isso. Dantalian no Shoka, apesar do episódio final que resgatou um pouco do tom instigante do primeiro episódio e relacionou todos os personagens mais importantes acaba com um gostinho amargo de que provavelmente não veremos maior exploração dos vários mistérios, conceitos e personagens interessantes no futuro - pelo menos, não em uma série animada. Como o autor do Random Curiosity mencionou, é como se tivéssemos assistido a um teaser da obra original; porém, diria que foi um teaser bem agradável de se assistir, em que cada episódio contou com uma história interessante, arte exuberante e personagens e conceitos instigantes. Pode não marcar para muitos, mas é um bom entretenimento para quem quer algo mais inteligente, maduro e com um tom levemente sombrio.

Postagem final sem screenshot da Dalian é pecado. Tenho dito.

E acaba aqui a primeira fase do blog, marcada por essas postagens semanais (fora um ou outro contratempo que provocou alguns atrasos ^^') sobre Dantalian no Shoka, anime que pessoalmente guardo entre meus favoritos - embora recomende a meus leitores com certa cautela. Como despedida, um screenshot das fofas Biblioprincesas Dalian e Rasiel em pé de guerra, e ficamos por aqui hoje. Até a próxima!

Lolis imortais em brigas. Eu me divirto. xP

7 comentários:

  1. Eu achei um máximo esse cena das duas no rage UHEHUEHUEHUEHUEHUE

    Pareciam dois cãozinhos. Quanto ao episódio, tenho minhas ressalvas e críticas, mas felizmente ao menos conseguiram unir as pontas mais importantes, como o envolvimento das 3 duplas. E isso nos levaria possivelmente a uma história maior. Uma pena muito provavelmente não aconteça ou que o anime não tenha ido mais além. Mas foi bom acompanha-lo.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso o post, tão completo e cheio de informação, digo sem querer bajular que me deu vontade de rever o episódio e pesquisar por ai só por causa dessa leitura.
    Achei legal a maneira como a história das tres duplas se interligou, sem ser em momento algum forçado, as coisas ocorreram de maneira interessante e a série acabou com o fim de um arco, mas não da história.

    ResponderExcluir
  3. Bom saber que a postagem conseguiu passar um bom conteúdo ^.^
    Também acabei assistindo esse episódio duas vezes; algumas coisas, como a parte da letra da música, só confirmei assistindo pela segunda vez, mas outras ficaram na especulação e não tiveram muita confirmação (como a origem exata da Dalian/Biblioprincesa Branca).

    ResponderExcluir
  4. Pra mim,merecia uma segunda temporada u.ú
    Só pelos furos no roteiro. Mas....não anunciaram nada...

    ResponderExcluir
  5. Nem perca tempo esperando, Suzi. As vendas no Japão foram péssimas.

    ResponderExcluir
  6. Pelo que ouvi dizer ia ter um nono livro da Novel, mas o autor nao aceitou a pressão e não vai fazer. O Final da novel foi igual ao do anime ?

    ResponderExcluir
  7. @João

    Quanto ao final, não posso dizer nada. Tudo o que sei é que há um capítulo da novel que corresponde a este caso final dos zumbis, mas é do terceiro volume e prossegue de uma forma diferente (mais focado em um encontro com Hal e Flam, se eu não me engano). Ainda estou no começo da novel e já li alguns spoilers, mas não li nada a respeito do final original. O jeito é esperar as traduções. ^^

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo à seção de comentários. Fique livre para expressar sua opinião sobre o assunto em questão, mas atenção: seja educado e respeite as opiniões alheias. =)