domingo, 13 de novembro de 2011

Un-Go Episódios 01-05



Ah, um underrated. Nada inesperado, levando em conta a forma como o enredo tem se conduzido; porém, será que não estamos diante de uma das criações mais inteligentes do ano?

Review especial dos episódios 01 a 05 de Un-Go, substituindo o formato semanal da temporada passada. Podemos começar?

(Obs: Postagem puramente analítica, talvez tenha alguns spoilers, mas leves. Outras explicações ficam para o final do post.)


Cheguei a uma conclusão sobre Un-Go: ele não é um anime de mistérios. Sério, no mínimo o foco não é neles.
Tinha essa suspeita em mente há algum tempo, conforme o ambiente do anime mostrava seus aspectos sociais e políticos, pouco a pouco, e um conflito ideológico não-declarado entre as atitudes de Shinjuro e Kaishou pareciam despontar. Só que, após assistir os episódios 03 a 05 de uma vez, consegui confirmar essa suspeita.

Un-Go é um anime que utiliza de ambientação alternativa para discutir questões morais, políticas, psicológicas e sociais.

Pelo caso das idols do episódio 02, notamos uma referência a manipulação da cultura de massa e dos meios de comunicação (em especial a internet) por conta do governo; o arco dos episódios 03 e 04 teve o mistério melhor desenvolvido até o momento, entrando num questionamento sobre o uso das inteligências artificiais, e o episódio 05 contou com mais manipulação política no sentido de construção de imagem pública, levando a uma apresentação de background de Shinjuro e um diálogo sobre honra digno de nota.

Inga, um youkai? Suspeita quase confirmada.

Uma coisa é certa: esse novo anime do noitaminA não é para o público geral. Não só por ter uma arte exótica que pode levar algum tempo a causar simpatia e por seu começo tão "sem sal", mas também por logo contar com intensidade nos diálogos, como mostrado nos episódios 04 e 05, demonstrando aqui um bom exemplo de debate filosófico, em que várias ideias são trocadas e a resposta fica a cargo do espectador. Isso exige uma boa dose de reflexão, e quem está procurando por diversão imediata vai ter problemas aqui.
(By the way, essa questão de diálogos inteligentes lembra o teor do final do primeiro Fullmetal Alchemist, dirigido e escrito pela mesma dupla de Un-Go; mas precisaria rever aquele final para indicar melhor, já que assisti há um bom tempo.)

Mas isso não significa que a série não tenha seus problemas: já estamos na metade do anime e todos esses questionamentos políticos e sociais do universo de Un-Go ainda não indicam qual o rumo do enredo, o que também dificulta a simpatização. Os personagens até agora também não criaram muito vínculo, embora seja possível notar uma certa construção a respeito de Inga e Shinjuro - que provavelmente disputará o posto de um dos personagens mais interessantes da temporada - , e o ritmo às vezes é um pouco rápido. Sou da opinião de que séries do Bones saem-se melhor com no mínimo dois cours, mas enfim.

De qualquer forma, os valores técnicos típicos do estúdio continuam esbanjando qualidade aqui: a arte, como já foi dito, é incomum e imprópria para o agrado do público mais mainstream, mas é com certeza criativa e bem elaborada; a animação é fluida, os cenários agradam e a trilha sonora também tem seu toque original: destaque para a ED, uma das melhores da temporada.

Torcendo para o Shinjuro ownar essa temporada. xP

Por fim, Un-Go provavelmente é a série mais inteligente da temporada. Ainda temos várias coisas a se revelar, como a verdadeira natureza do pacto entre Shinjuro e Inga e o que realmente aconteceu na tão mencionada guerra, mas a princípio essa linha move-se lentamente. Minha sensação é de que talvez faça semelhante a Dantalian no Shoka, utilizando de ritmo episódico para criar histórias que se sustentam sozinhas com suas filosofias e ideias, embora talvez aqui tenhamos uma linha de enredo mais sólida. É esperar para ver, mas o que foi visto até aqui já teve valor de entretenimento suficiente. 

E como eu havia dito, algumas explicações mais aqui no final do post. A questão é que quem me segue pelo Twitter deve ter visto comentários meus sobre cobrir Guilty Crown semanalmente, mas acabei mudando de ideia. Acho que cobrir séries por "blocos de episódios" pode ser mais interessante e garantir maior variedade ao blog. Aguardem novidades ;D

8 comentários:

  1. Até o episódio 3, estava achando Un-Go muito atípico, muito "tanto fez, como tanto faz". Mas sobre o anime ser o mais inteligente da temporada, faz sentido. Realmente, toda trama tem algo a mais envolvido, mas eu estava me apegando muito ao fator mistério. Tomara que mantenham o nível do episódio 4 em diante. Mas de qualquer forma, não adianta ser apenas inteligente, tem que criar um vinculo com o espectador. Gostei deles terem usado 2 episódios pra uma história, você acaba se envolvendo mais.

    ResponderExcluir
  2. A questão é que Un-Go foi vendido como mais um anime de detetives, só que os episódios mais recentes tiraram o foco sobre essa característica. Quanto a questão de vínculo, o episódio 05 foi o que mais pareceu entrar nessa questão, é agora fica a expectativa do que está por vir. Tudo o que sei é que não deve vir nada f*cking awesome, mas deve render umas linhas de raciocínio que estão faltando nessa temporada.

    ResponderExcluir
  3. Saudações


    Uma coisa que merece forte análise, Mary: cobrir episódios é uma tarefa por demais desgastante e árdua. Principalmente se pensas em fazê-lo de forma rotineira, semanalmente.

    Contudo, optaste por blocos de episódios para formar "um todo" de sua opinião. Acredito também que, com tal escolha, não haverá o sobrecarregamento de ideias à serem passadas e, mediante à isto, você terá tempo hábil o bastante para conciliar as suas ideias e trazê-las para o blog.

    Acredito que vai dar certo...

    Quanto ao anime em questão, também concordo que aquele "ar de mistério" ( que era por mim esperado) deixou de existir enfaticamente no 2º episódio.

    Doravante à isso, o anime ainda tem conseguido me agradar. Não está qui para fazer nenhum estardalhaço (tipo Madoka), mas tem pontos comigo que são mais do que suficientes para me manter assistindo-o.

    Ótimo post.


    Até mais!

    ResponderExcluir
  4. Olha, me deu até um brilho nos olhos ler seu post. Un-Go esta sendo um anime extremamente injustiçado pela critica porque as pessoas não perceberam que não se trata de um anime de mistério tradicional. Não levaram em conta a obra em que o anime se basea: o escritor original, Ango Sakaguchi, tinha como objetivo principal criticar a sociedade japonesa, não escrever bons suspenses.
    Por isso o anime não é para todos, o que faz ele ser um pouco mal visto pela maioria. Francamente, esse é o meu favorito da temporada, perdendo apena para títulos "arrasa quarteirão" como Fate/Zero e Chiyafuru (se bem que às vezes, o anime ganha desses dois, como nos diálogos do Shinjuurou nesses ultimos dois episódios, que foram simplesmente fantásticos).
    Bronze da temporada, na minha opinião. Agora vou contar os dias para o episódio 0 estrear. Isso foi uma boa jogada da bones pra compensar a curta duração da série, que poderia resultar em algumas pontas soltas.
    Agora é só torcer para se manter num bom nível até o final.

    ResponderExcluir
  5. Nem li, UEHAUHEAUHEUAHUHEAEMILCENTOEONZE111!!

    ResponderExcluir
  6. @Carlírio

    Penso o mesmo sobre o anime até o momento, não é nada para levantar tanto o pique, mas é interessante e pode ser uma das séries mais críticas do ano.

    @Jessica

    Acho que o problema é mais com a crítica brasileira, pois se olhar nos blogs gringos a recepção da série melhorou muito. Mas definitivamente não é uma série "otaku", por isso é tão subestimada.
    Quanto a obra original, gostaria de conferir em algum momento. E quanto ao episódio 0, não vejo a hora de dar uma olhada. Pensando agora, provavelmente será ele quem deixará os pontos principais do anime expostos, permitindo aos episódios prosseguirem com menos correria no enredo. Mas é só uma suposição.

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    - Opinião de quem não assistiu,apenas leu este texto:

    Pelo texto Un-Go deve se tratar de uma narrativa para reflexão de valores e vislumbres de certos fatos e debates filosóficos.
    Me leva a pensar que é uma metáfora e talvez aparente ser sem graça porque discussão deles sem rumo(caso seja isto mesmo) é mesmo uma chatice.Quem sabe não falte algo para se chamar de "vilão","confronto" ou um "clichê".

    Tchau!

    ResponderExcluir
  8. Un-Go é fraco, fraco demais.
    Basta assistir animes com a mesma premissa (como Gosick) q é perceptível a diferença.

    Dropei e com honra, assim como aquele C³, q também pelo amor de Deus, nem com reviravoltas consegue se salvar. :P

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo à seção de comentários. Fique livre para expressar sua opinião sobre o assunto em questão, mas atenção: seja educado e respeite as opiniões alheias. =)