quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Relembrando... Review de Angel Beats! (escrito em 12/12/2010)

Olá a todos, como vão nesse feriado?

Pois bem, aproveitando esse tempinho livre do feriado *daquelas que passa quase tudo quanto é feriado em casa* fiquei com vontade de trazer uma coisinha antiga para vocês. É um review que postei na Comunidade Animespirit (saudades de lá, mas não sei se quero voltar) no final do ano passado - sim, naquela época eu nem sabia o que eram temporadas de animes ou mal tinha uma ideia do que eram light novels. Notaram o nível da noobice? ^^" Não que eu tenha mudado muito, maaas...

De qualquer forma, acho que é um texto bem escrito e que nele consegui passar bem minhas impressões sobre um de meus animes favoritos, de uma forma bem acessível aos "otakus recém-nascidos" lá da Comunidade. Vou repassá-lo aqui exatamente como foi escrito, e deixo o link do original no final. Agora preparem-se, vamos falar de Angel Beats!



---


Que atenção vocês dão para as "microsséries"? Se é uma atenção pequena, sugiro que repensem isso: Angel Beats! está aí para provar que é possível fazer trabalhos fascinantes em treze episódios. Produzido pela P.A. Works e Aniplex, o anime da criação de Jun Maeda - membro do grupo Key, - lançado em abril de 2010 tem toque de obra de mestre, apesar de dividir opiniões pelo número de episódios.

A saga da Frente de Batalha

A história da série começa abruptamente quando o jovem Otonashi Yuzuru acorda desmemoriado no chão, à noite, ao lado de Yuri "Yurippe" Nakamura, uma garota armada com um rifle, que o convida a se alistar na "Frente de Batalha dos Que Nem a Pau Estão Mortos". Otonashi acaba descobrindo que está morto e se encontra em um colégio que é uma espécie de purgatório, como um espaço entre o Céu e a Terra; descobre ainda que a Frente de Batalha de Yurippe é uma espécie de grupo de revolta contra Deus, pois os membros, que morreram todos jovens, acreditam que suas vidas não foram justas e não querem simplesmente aceitar uma reencarnação ou um descanso eterno. E é aí que, ainda confuso, o jovem aceita se unir ao grupo, cujo principal inimigo é a presidente do conselho estudantil, que acreditam ser um anjo.

Dentro da aventura, vários elementos do colégio pós-vida são apresentados: o fato de que ninguém pode ser morto, mesmo pelo ferimento mais mortal, a presença de indivíduos "programados" para a interação com as pessoas falecidas, chamados de "NPCs", a capacidade de se produzir armas a partir da poeira e a possibilidade de algumas pessoas adquirirem habilidades especiais são alguns exemplos.

A produção - altos e baixos

Angel Beats! foi, com certeza, produzido com a intenção de ser um trabalho marcante. A animação e o desenvolvimento do character design original feito por Na-Ga pela P.A. Works são simplesmente sensacionais; a musicalização também conta muitos pontos, destacando-se muito com as composições feitas pelo próprio Jun Maeda para a banda de rock da Frente de Batalha, a Girls DeMo.

Em termos de enredo, a série inicia-se com uma grande enxurrada de informações que só começam a ser entendidas melhor com o avanço da série, e uma de suas principais características é levantar questionamentos sobre o que é justo ou não no destino das pessoas; afinal, todos os que estão neste "colégio pós-vida" morreram jovens, sem poder aproveitar suas vidas plenamente. Isso tudo acaba levando o anime a transmitir uma mensagem de vida positiva e encantadora.

Porém, existem alguns pontos que acabam por ficar perdidos ou deslocados na série. A comédia, embora em vários momentos consiga criar um bom ambiente de descontração, em outros acaba ficando um pouco forçada e não se encaixa na situação em que os personagens se encontram. Outra coisa que deixa um pouco a desejar é o desenvolvimento de alguns personagens: dentro de treze episódios o anime ainda consegue se sair bem no trabalho dos personagens principais como Yuri, Otonashi e o anjo (Kanade) e até com alguns mais secundários como Hinata, Yui e Naoi; Porém, vários outros personagens instigam a curiosidade do público e não tem nada de seu background¹ apresentado, devido a curta duração da série. É um dos problemas de se trabalhar em apenas treze episódios, mesmo conseguindo fazer uma apresentação suficiente do enredo.

Conclusão

Angel Beats! é uma série cativante, apresentando uma possibilidade interessante de um mundo para os que perderam suas vidas. Embora tenha momentos falhos em mesclar a comédia ao ambiente dramático, em geral consegue criar um clima leve que não torna a situação de "pós-vida tão pesada. Os personagens todos conseguem atrair a atenção, e mesmo os secundários que tiveram pouca - ou nenhuma - apresentação de suas histórias formam um bom cenário junto aos protagonistas. Sem contar que a animação é um ponto a mais na carreira da P.A. Works. Vale a pena conferir este curto trabalho de peso.

¹background: história e outros elementos do passado do personagem.
________________________________________

Resumo da avaliação

-Prós: Animação e musicalização excelente, enredo principal bem aplicado dentro do curto limite de episódios, personagens interessantes com protagonistas bem trabalhados, clima leve.
-Contras: Pouco desenvolvimento dos outros personagens da Frente de Batalha, comédia mal-encaixada em certos momentos, primeiro episódio iniciado de forma muito abrupta.
Nota final: 8,1

---

Foi o último review que escrevi para o site. E então? Muito diferente de como escrevo hoje em dia? Tem uma distância de tempo de mais de seis meses desde o início deste blog, mas diria que foi aí que comecei a me interessar em falar sobre animes e mangás, apesar de toda a ingenuidade que ainda tenho acerca desses assuntos. Espero estar melhorando meus comentários com o passar do tempo.
Fica por aqui a nostalgia então, até a próxima o/

5 comentários:

  1. Sua opinião bate quase que perfeitamente com a minha. E apesar as falhas, AB é para mim, o melhor anime de 2010. Se falhou de um lado, conseguiu passar a emoção necessária durante todo o seu percusso e isso é o que vale, IMO. Sua review está o ótima.

    ResponderExcluir
  2. Pois bem. Assisti este anime à algum tempo e estava realmente pensando em fazer uma review dele em meu próprio Blog.
    Realmente, este é um daqueles animes curtos, mas que passam marcantes e com um gostinho de "quero mais", tanto por serem muito bem produzidos, quando pela história emocionante que nos é apresentada.

    Eu como uma chorona assumida, não consegui me controlar em algumas partes. Deve ser pelo fato de o anime apresentar uma história envolvente, e personagens cativantes.
    Realmente, sua opinião se encaixa com a minha. Em alguns pontos o humor foi mal encaixado, mas podemos interpretar como uma tentativa de amenizar um pouco o clima dramático.
    E eu também senti que as coisas aconteceram muito rapidamente com alguns personagens, como a Iwasawa (sou fã dela, ninguém ouse falar mal) que teve apenas um episódio dedicado, e mesmo assim, tinha uma história muito bela.

    Eto... acho que já estou falando demais -q
    Mas é isso. Parabéns, pois o Post está muito bem escrito.

    Ja ne! Por: @Sarcasmo_sama

    ResponderExcluir
  3. Concordo praticamente com tudo, eu já disse anteriormente que eu não gostei do final de AB por que nem deu pra desenvolver o romance direito, uma pena, foi um bom anime desenvolveu bem certos personagens(mesmo eu achando que dava pra caprichar mais ainda na Yurippe) mas como você disse se tivessem mais episódios podia ter ficado melhor, mais um cour talvez fosse o suficiente mas o sistema da Tv japonesa é meio tenso, conseguir mais de um cour devia ser uma tarefa dificil para eles :/

    Enfim gostei do texto e concordo xP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu caso, acho que a Kanade precisava de mais desenvolvimento, deixaria o final melhor.
      Provavelmente não teve mais um cour por questões de orçamento, o que é uma pena.

      Obrigada pelo comentário ^_^

      Excluir
  4. Nossa, eu super assisti a esse anime por sua recomendação Mary Vanucchi e super amei!!!
    Também fiz um post sobre ele... E claro, não pude deixar de comentar a falta de consideração com os personagens que não estavam no núcleo, mas que de certa forma também eram interessantes. Acho que essa foi uma das dificuldades dessa grande série. Se não contasse com tantos personagens esse anime seria 10, mas por falta de relação a esses o mesmo ganha nota 8 (mas dou 10 só de trilha sonora, aha!) mais do que merecido! *w*

    Super recomendo. rsrs
    P.S: Baixei a trilha sonora e não me canso de ouvir *w*

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo à seção de comentários. Fique livre para expressar sua opinião sobre o assunto em questão, mas atenção: seja educado e respeite as opiniões alheias. =)