quarta-feira, 25 de julho de 2012

Genshiken: otakus fazendo coisas de otakus



Pessoas que assistem anime e leem mangás estão acostumadas a histórias envolvendo fantasia, sobrenatural, ação entre personagens estilosos, pilotos de mechas lutando contra alienígenas, sujeitos bananas rodeados de garotas bonitas, meninas fofas fazendo coisas fofas... E afins. Mas como seria assistir um anime sobre sujeitos que também gostam dessas coisas?

O resultado dessa experiência é o que pretendo demonstrar nessa review de Genshiken, anime sobre otakus levando sua vida... como otakus. Esta é minha contribuição para a Corrente de Reviews organizada pelo Anikenkai, evento em que cada blogueiro envolvido escreve sobre uma indicação feita por outro participante. Espero que aproveitem.

(Obs: esta review comentará apenas a primeira temporada do anime.)


Saki Kasukabe é uma das novas estudantes em uma faculdade japonesa. No primeiro dia de aula, ela encontra Makoto Kohsaka, um antigo amigo de infância do qual gosta em um sentido, digamos, romântico.

Porém Kohsaka, apesar de não aparentar, é um otaku. Sim, ele é o tipo que anda de fones ouvindo as músicas de sua seiyuu (dubladora) favorita, é fera nos jogos de videogame e compra pôsteres de suas personagens 2D favoritas, para a infelicidade de Saki. Ele - e mais um novato da faculdade, Kanji Sasahara - acaba entrando para o Genshiken, Gendai Shikaku Bunka Kenkyūkai - o que se traduz mais ou menos como Sociedade de Estudo da Cultura Visual Moderna e que é mais uma fachada para um grupo de nerds que se reúne para fazer coisas relacionadas a apreciação da subcultura otaku.

Agora o objetivo de Saki é conquistar a atenção de Kohsaka, e ela até consegue começar um relacionamento com ele; mas agora é necessário conviver com o Genshiken - e tentar afastar Kohsaka de seus parceiros de "otakices", talvez... 

Genshiken é uma adaptação do mangá homônimo de Kyo Shimoku publicado na revista Afternoon da Kodansha desde 2002 e que ainda encontra-se em continuidade, já com mais de dez volumes. O anime foi produzido pela Genco e pelo estúdio Arms em 2004, com direito ainda a três OVAs, um spin-off sobre o anime Kujibiki Unbalance apreciado pelos personagens e uma segunda temporada em 2007.


Primeiramente, um comentário relacionado a Corrente de Reviews: se o objetivo era tirar os blogueiros do "lugar-comum" para falar de algo diferente do que costumam falar, comigo funcionou. Não que eu não considerasse Genshiken interessante à primeira vista (até pensei em começar o mangá algum tempo atrás), mas é o tipo de anime que ficaria bem abaixo na "ordem de prioridade" do que procuro para assistir. Mas felizmente sair um pouco do mundo dos personagens urbanos extravagantes, das reconstruções épicas de gêneros famosos e das bandas de rock 2D bem animadas para entrar no slice-of-life sobre otakus que gostam dessas mesmas coisas foi uma ótima surpresa.

Quem diria que o Kohsaka (centro) é um otaku?

Em termos técnicos, Genshiken não se destaca tanto, mas faz o suficiente: os cenários são detalhados e o character design é bem diversificado; a trilha sonora é satisfatória, sendo corretamente utilizada e com destaque a uma Opening energética e divertida; e a dublagem é sensacional, com destaque às interpretações da Saki e de Madarame (o de óculos, no screenshot acima). Se não me engano é o primeiro anime do Arms que assisto, e estou satisfeita com a competência deles.

Sobre a história, basicamente é uma representação episódica e realística do modo de vida otaku japonês. Vários elementos e aspectos dessa subcultura japonesa são apresentados: há episódios que tratam de típicas discussões sobre o episódio de certo anime da semana, ou sobre a complicada montagem de um modelo de mecha, ou sobre como é o ambiente de uma Comic Fest. E sim, é possível se familiarizar com várias dessas situações - quem nunca participou, mesmo que só por internet (na maioria dos casos é só assim mesmo), de uma discussão sobre o episódio de um anime do momento com alguns amigos?

O interessante é que a história nunca é abordada visando apenas pontos positivos ou negativos do hobby exarcebado de seus personagens nerds; a representação é neutra - claro, acaba evitando um lado mais obscuro e nada saudável como, por exemplo, o dos otakus hikikomoris; afinal, Genshiken lida com personagens universitários e não é um anime voltado a crítica de comportamento - e tem um tom divertido, nunca soando cansativo mesmo sem ter uma "direção" exata no enredo. E muito disso deve-se a seus personagens.

A princípio boa parte dos personagens secundários são meros estereótipos, mas dá para sentir uma boa carga de simpatia neles. Sasahara é o tipo mais tímido a princípio porém verdadeiramente otaku; Tanaka e Ohno possuem uma relação forte em relação a cosplays; Kugapii possui um pouco de falta de autoconfiança; o primeiro presidente do clube é quieto porém sinistro a sua própria maneira; e Kohsaka é mais sociável e simpático do que se espera de um indivíduo do seu "nicho". Todos possuem caracterização própria e representam bem diferentes comportamentos dentro do universo otaku.

Cena do episódio 04. Absurdamente hilária.

Mas há duas figuras que acabam se destacando mais: Saki e Madarame. Sobre Saki, ela rouba a cena no show. É aquela típica pessoa que despreza e nada compreende sobre coisas de otaku e é cheia de ideias para esmagar o clube na esperança de que Kohsaka se distancie dele. Mesmo quando a princípio ela tenta impedir que o clube seja fechado pelo conselho estudantil é por alguma motivação pessoal. É possível compreender a perspectiva dela quando rodeada de nerds otakus que só pensam em animes, mangás, doujins, modelos de Gundams ok, pelo menos parecem Gundams, games, eroges... Mas no fundo ela acaba criando apego por aquele clube e entendendo melhor o hobby das pessoas que participam ali. E claro, seu envolvimento (forçado) nas atividades otaku por vezes gera momento bem divertidos.

Madarame também é outra figura de personalidade forte. Ele pode ser considerado o otaku mais hardcore do grupo e de maior expressividade e até teimosia. Ele é o tipo de cara que insiste em continuar em uma Comic Fest mesmo com um osso quebrado. Isso o torna o sujeito que mais entra em conflito por Saki, até por emitir um espírito de liderança entre todos maior do que o do próprio presidente do clube.

Uma das cenas que considero de grande destaque de Madarame é quando ele imagina-se iniciando uma conversa com Saki sobre o mais recente episódio de Kujibiki Unbalance e comentando alguns aspectos sobre o toque do diretor e dos outros envolvidos na produção do anime. 
...Vocês não sabem o quanto aquilo pode ser familiar.

Convertida ao lado otaku da força, será?

Por fim, essa primeira temporada de Genshiken mostra-se um dos slices mais divertidos disponíveis por aí. Claro, é uma série que parte da apreciação depende um pouco do quanto se está acostumado com a cultura nerd otaku, mas o ritmo com energia "na medida" e o ótimo uso de comédia e de seus personagens fazem da série um verdadeiro documentário em anime dessa subcultura japonesa. Recomendo para quem procura algum slice episódico com boa dose de carisma.

E sim, se possível Genshiken 2 deve aparecer por aqui no futuro. ;)

O próximo da corrente será o blog Gyabbo, que comentará Scrapped Princess. Fiquem de olho. :D

22 comentários:

  1. Parabéns, conseguiu me convencer a assistir. Já estou "providenciando."

    ResponderExcluir
  2. li só o mangá e gostei, apesar de ñ ser nada tão grandioso. Gostei bastante do seu texto,"documentário em anime dessa subcultura japonesa" define genshiken! XD
    Vou procurar o anime!! ^^

    ResponderExcluir
  3. Preciso retomar Genshiken, vai subir na lista de animes para assistir.

    ResponderExcluir
  4. Hi Mary Vanucchi!


    Genshiken..."Gente como a gente..?{Pensando alto e reticente ^^}"

    Como DidCart(Diogo Prado),aquele que Mara do 'Mais de Oito Mil' trola intermitentemente,foi o 'first',natural a indicação do manga preferido dele,Genshiken,para o segundo elo da corrente,tendo em vista que o primeiro seria ele mesmo ao idealizar o evento.

    Engraçado ainda não ter visto Genshiken,pois até que faria parte de seu perfil ter conhecido essa reflexão com elementos socioculturais contados de maneira a ser feita para se manter divertida;não que as outras atrações tenham necessariamente deméritos por si só,como em: "O escrachado & cool de Durarara";"O estiloso grupo de meninas Mahou Shoujo e o mascote Kyuubey 'viajando' de amplas formas" e o comprometimento da vibrante e carismática girl band.Quanto ao meu caso,já até tinha me esquecido que tinha esse anime completo(Seasos: Um,Dois e Ovas),no entanto "engavetado" em algum lugar para ser conferido em algum tempo. o.O
    -Nota: Na canção do vídeo de "Girls Dead Monster - Alchemy [ Full Version] Angel Beats! => http://www.youtube.com/watch?v=KCAYLUDEw08" o percebi com instantes de sincronia de boca e voz -um pouco- discutíveis,todavia nada mal para o som e a atmosfera geral do show.

    E também achei -sem ler a revisão- que realizaria a priori um review de Genshiken com todas as animações passadas na TV,porém presumi que não teve além daquelas 2 semanas de prazo e assim o fez sobre os doze primeiros episódios,logo "NO PROBLEM...MESSSMO XD".

    Relacionado ao anime,é 'barra' pra Saki Kasukabe competir com a idealização de Saki pelo mundo em duas dimensões.Entretanto,inspira egoísmo e aquela velha e incansável neura de moldar o(a) parceiro(a) da forma que melhor evite conflitos.Em outras palavras,é quase como namorar consigo mesmo,só que duma forma mais normal. ^_^ O porém é também se poder observar que de alguma forma ela,que representa o restante da sociedade que vê esses nichos culturais japoneses,se afeiçoa de alguma forma e quantidade às otakices.

    - Observação :
    1_ Como se confundir com o prédio onde se passa a Comike acaso o tenha visto? : http://tokyofashion.com/wp-content/uploads/2010/08/Comiket-Cosplay-Summer-2010-001-G0021.jpg.
    Ou quando o blog Missão Incubator respirava a plenos pulmões e noticiava eventos relacionados.
    2_ Não sei se me identifico[entenda-se:"PARECER"] com traços fortes dum desses personagens,embora reconheça muitos desses tipos...E você Mary,se
    diria similar a algum deles em algo além da particularidade das discussões recorrentes que acometem familiarmente aos "blogosféricos"?
    3_ Em "Convertida ao lado otaku da força,será?" lembro duma vez ter visto um deles -provavelmente Kohsaka- 'combando' com Sol Badguy(Soru Baddogai) de um certo Guilty Gear,porém não deve ela estar jogando a mesma coisa.Enfim,somente um comentário...

    ¨ Conclusões: Sobre a 'técnica' empregada e o enredo,então é como parece ser: Tem competência e eficiência ao que se propôs ser e realizar.Parece tal como uma das indicações de que se apresentam,exs: 'Filmes que se deveriam assistir','Livros para serem lidos','Lugares a se visitar antes de morrer','Animes para conhecer' etc.
    E num ponto curioso,desconhecia à menção de que Genshiken ainda possuía o manga em publicação.

    Após suas relevantes salvas e ressalvas,verei o que o Gyabbo aprontará a 'seu novo amigo Scrapped Princess' quando ele vier.
    Boa sorte ae com "a responsbilidade de ser o primeiro" elo da corrente! ^_^


    Bye Bye!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe pela demora a responder ^^

      De certa forma Genshiken até se encaixa em meu perfil, como você observou, mas o fato de parecer um slice mais "parado", sem grandes momentos o deixou com uma atenção reduzida de minha parte. Estava enganada, a série tem grandes momentos. :D
      E eu queria ter assistido a série inteira antes de postar, mas acabou não dando tempo... 'xD

      Boa observação quanto a Saki parecer meio egoísta em querer o Kohsaka do jeito dela, mas acho que isso ocorre mais pelo fato de ser otaku não representar algo muito positivo para a sociedade japonesa em geral.

      E bem me identifico com vários momentos do anime. Além daquele que mencionei sobre o delírio do Madarame em discutir com a Saki, situações como assistir anime em presença de outra pessoa e se sentir desconfortável, como se fosse estranho assistir aquilo, ou até a reação da Saki ao saber sobre os eroges que os rapazes jogam, foram de alguma forma familiares. (É, havia uma época em que eu estranhava os eroges +18. Mas hoje já estou acostumada. xD)

      Ah, recomendo os artigos seguintes da corrente de reviews; se não me engano já foram postados três. Estão todos muito bons. ^^

      Excluir
  5. Goku está chorando por saber que você não faz matérias sobre DBZ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Para quem está vendo os comentários removidos: eu sei quem postou as gracinhas. Mas preciso deixar a casa em ordem. ;D

    ResponderExcluir
  9. Oi Mary Vanucchi!


    "Don't worry!",estou em "Anônimo" como habitualmente,porém não vou te chatear como o stalker dos perfis fakes ou em anonimato que insite em clamar por 'DBZ(Dragon Ball Z)'...Se bem que uma vez tu pediste sugestões sobre resenhas do que estava chegando na temporada,então te indiquei uma OVA de Dragon Ball Z porque era uma animação curta e um filme de Samurai X-entre outras coisas[http://acrossthestarlight.blogspot.com.br/2012/01/primeiras-impressoes-da-temporada-de.html#comment-form],pois para ambos eram do gênero Shounen e poderia ser feitos numa lapada.Mas enfim,não insisti em nenhum das indicações...

    E agora mudando de assunto,quando ia começar a Corrente de Reviews pensei que poderia ler todos os posts -ou apenas ir lendo- e compartilhar as minhas impressões a quem tivesse alguma interatividade,tal como no Tezuka Day," #TezukaDay: Ode to Kirihito => http://mangasundergrounds.wordpress.com/2011/12/17/tezukaday-ode-to-kirihito/", em que participou com "[Tezuka Day] Metropolis: As disputas pelo poder da ciência => http://acrossthestarlight.blogspot.com.br/2011/12/tezuka-day-metropolis-as-disputas-pelo.html".Bem,fiz isso primeiro no "Raiburari",http://raiburari.blogspot.com.br/2012/08/corrente-de-reviews-gankutsuou.html#more,e decidi tentar estender a mais participantes como tu ou talvez -se der certo- a:
    2_ http://www.supermundorobo.com/2012/08/corrente-de-reviews-magic-knight.html#more
    3_ http://visualnovelbrasil.blogspot.com.br/2012/08/corrente-de-reviews-sister-princess.html
    Espero que curta ler essa grande extensão -no todo,pois referente a cada participante fui sucinto- de comentários meus mixando: conceitos sobre o que se fez no post,'deduções próprias' e algo do que foi revisado.
    *Nota: Deixarei num comentário abaixo desse para não 'misturar as estações' anyway.


    Vlw!

    ResponderExcluir
  10. * Análises(Parte 1 até o 9,de 16 no momento):

    #1.[http://acrossthestarlight.blogspot.com.br/2012/07/genshiken-otakus-fazendo-coisas-de.html#more]Retrata um anime de censura livre e atemporal num slice of life do que o geek/otaku faz enquanto os outros apenas acham que ele está no seu estranho hobby.Recomendação sob medida do anime/manga preferido de Diogo Prado{Didcart} a Mary
    Vanucchi,que 'ponderadamente' valorizou a obra,em certos termos biográficas a quaisquer otakus.

    2.[http://genkidama.com.br/gyabbo/2012/07/27/corrente-de-reviews-scrapped-princess/#more-6610](Re)descobrimento duma surpreendente obra acultada em 2003,onde após muita reflexão sobre qual é a expectativa de se ter enquanto o assiste e o porquêde ser desmerecidamente famoso,levam a conclusão: "Como você não havia visto esse anime antes?!";em "você" expandam os limites do pronome pessoal.

    3.[http://mangatologia.wordpress.com/2012/07/30/corrente-de-reviews-sunadokei/#more-871]Descreve a experiência pessoal dum manga shoujo que faz alusão a ampulheta.Lendo 6 dos 10(achou difícil de achar todos) o vê extremamente tocante e empático no que creu relevante nessa reflexão não-linear sobre passagem & unicidade do tempo,descoberta/'revisitação' de sentimentos[amores,amizades,perdas e conquistas] etc.

    4.[http://omniaundique.wordpress.com/2012/08/01/corrente-de-reviews-the-music-of-marie/#more-856]The Music of Marie,manga de Usamaru Furuya,nos é apresentado em camadas,assim como ele seria: Visual e em seu enredo.Algo que viria a ser (re-)apreciado e em partes e/ou num todo...Induz naturalmente,à reflexões distintas e juízo de valor sobre o funcionamento da humanidade.*Nota:Sociologia e etc ajudam qualquer um a degustar a obra.

    5.[http://www.grandguignol.com.br/corrente-de-reviews-gad-guard/#disqus_thread]Mechas e sua sociedade claramente divida em classe dominante e a dominada.Num aproveitamento inicial "preguiçoso",chuva de dados e expectativas quanto ao staff do anime,entratanto Jazz,arquitetura,referências/mixes com o Ocidente e uma expectativa para o fim que o blogueiro não viu antes de terminar o review são os contrapontos.


    #6.[http://www.supermundorobo.com/2012/08/corrente-de-reviews-magic-knight.html#more]Fazendo sucesso na tv aberta no Brasil dos anos 90,uma aventura que incita dúvidas e crescências deixou e ainda havera de deixar sua marca no consciente popular.Entre outras nostalgias ficou a dica para o público a acompanhar.E no post,comentários "maliciosos" sem spoilers,informações técnicas e curiosidades o faz agradável,no mínimo.

    7.[http://onlygoodanimes.wordpress.com/2012/08/08/corrente-de-reviews-katanagatari/#respond]Apontando as características de sua origem e nem toda a informação sobre os
    aspectos do todo{Sinopse,A arte,Músicas} nos vem um "menu degustação" ou quem sabe apenas sentir o forte cheiro apetitoso pra que a devida atenção não dada em 2010,seja então -sem arrependimentos-,e enfim compreendida e curtida a partir de agora.

    8.[http://nahelargama.wordpress.com/2012/08/10/corrente-de-reviews-mushishi/#more-4175]Episodicamente Josi Machado,a blogueira que o resenhou,entendeu o gostar do público e meio que se inclui nesse público.Recomendou em doses regradas: Os mistérios desse mundo e teus seres inclusos,para que as meditações sobre o que se passa nos 20 e pouco minutos do episódio seja absorvida e potencialize o interesse por mais.

    9.[http://netoi.blogspot.com.br/2012/08/corrente-de-reviews-para-o-netoin-e-vez.html]Netoin e Netotin ficando fascinados,atraídos tanto quanto uma mariposa pela luz,e apreensivos com os diários "jogos de azar" de Itou Kaiji,ou seja,sua própria vida apostada todo o dia.E com uma arte dita "feia" e situações "mais feias" ainda,se denota o envolvido por Kaiji,assim como as pessoas se envolvem pelos reveses da vida.

    ResponderExcluir
  11. Análises(Parte 2:10 ao 16,de 16 atuais)


    10.[http://visualnovelbrasil.blogspot.com.br/2012/08/corrente-de-reviews-sister-princess.html]No polêmico gênero imouto,anime que alavancaria as vendas já altas do jogo
    é lançado com nível de trilha sonora e animação acima do ano de 2002.No entanto o desenrolar é mostrado com o mesmo mote e roteiros básicos(chances iguais a cada uma[..?]).Questão de público/gosto para todos,indo do "feito sob medida" ao "inadequado para mim".


    #11.[http://www.subeteanimes.com/2012/08/tsukihime-o-pior-do-melhor-do-type-moon.html#more]Com boa vontade,"Hateia",pormenoriza e "resume episodicamente" Tsukihime,sobrando de bom apenas:"Única coisa que se salva são as músicas melancólicas e soturnas.".E para o autor,se fosse reescrito e reanimado pelo Ufotable tiraria a imagem de:"a falta de experiência tanto do autor quanto a falta de capricho do estúdio que animado..."

    12.[http://www.elfenliedbrasil.com/2012/08/corrente-de-reviews-hataraki-man-mulher.html]Referencia por estereótipos sem julgamentos,a desigualdade de gênero no mercado de trabalho{Vide o Japão}.Por problemas de saúde,a mangaka Moyoko Anno,pausou a obra que é um manual de sobrevivência para o trabalho,mundo adulto,e vida moderna.Já na TV,mais ou menos nas palavras de Roberta,"terminou 'competentemente e reflexivo'".

    13.[http://chuvadenanquim.wordpress.com/2012/08/22/corrente-de-reviews-panty-stocking-with-garterbelt/]"Cartunesco,'sujo',dividido episodicamente em 2 partes,'linear e feito para fãs em potencial'".Luk,que o resenhou,curtiu as músicas do anime e parece ter visto com certo interesse o visual agressivo,pop e com alusão ao ocidente.E "Vai ver eu tô muito velho para isso ou não é meu tipo de comédia.",foste a conclusão final de Luk.

    14.[http://mangatom.wordpress.com/2012/08/24/corrente-de-reviews-resenha-watashitachi-no-shiawase-na-jikan/#more-187]Drama e Felicidade(se esse fosse reconhecido como gênero) com relação a 4 personagens principais.ELES E O LEITOR são inseridos num "grupo de ajuda" para "celebrarem a vida".Múltiplas narrativas{falas,pensamentos,lembranças e cartas} e traço pouco detalhado{mas 'divino'}..."emocionariam até o + duro dos corações"(questão reticente).

    15.[http://raiburari.blogspot.com.br/2012/08/corrente-de-reviews-gankutsuou.html#more]Resenhas apressadas(e até esforçadas),desculposas,complementares etc sobre um clássico literário quanto à VINGANÇA,que em suas adaptações/inspirações inúmeras alterações soam como a mesma essência,mas até em tempos/lugares/circunstâncias distintas.Apreensão e alívio para o conferir;aí se fecha com um 'P.S.' não menos temeros-o.O


    #16.[http://suzi-dono.blogspot.com.br/2012/08/the-08th-ms-team-gundam-em-outro-nivel.html#comment-form]Perguntas diretas e retóricas cabíveis ao post: "Não gosto de animes de mecha?","Melhor da franquia?",Realista e fictício?","Oposições sem mocinhos ou bandidos?","Lealdade...e romance consistente?"Enfim,review denotando entender as motivações dos personagens e dos fãs de Gundam mundo afora ao os questionar etc.


    => 'Nota de meio de evento' : Se não se incomodou 'de eu abarrotar' seu blog com tantos caracteres,devo continuar quando tiverem mais conjuntos de reviews na "Corrente".De qualquer maneira,foi feito com dedicação e vejamos o que achou... ^_^
    Tchau..!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wow, gostei do seu guia sobre as postagens! Está bem prático e organizado, comentando um pouco sobre cada texto. Os autores dos respectivos posts gostariam de ler, acho que vou até divulgar no Twitter. ^_^

      Sobre os anônimos, não se preocupe, até sei quem foi o responsável por essa brincadeira; aliás, quais foram oS responsáveis. Mas preferi adicionar uma moderação aos comentários mesmo assim (já estava pensando em fazer isso há algum tempo, mas ainda não tenho certeza se consigo gerenciar isso direito).

      Excluir
    2. Olá Mary Vanucchi!


      Ainda bem que gostou! :) ...Pois é,talvez os proprietários dos posts gostassem de ler essas "chamadas" aos respectivos posts,e se quiser divulgar ou já divulgou no Twitter,tudo bem! =]

      E sobre a moderação aos que não "pareciam" não ter o suficiente da mesma,acho que não deve se preocupar com o gerenciamento porque acabará se acostumando e aprendendo coisas diferentes com esta nova condição,tal qual os leitores que venham a comentar.


      Good bye!

      Excluir
  12. Li a matéria e gostei bastante dela. Pretendo baixar por sua recomendação.

    ResponderExcluir
  13. Oi,oi Mary Vanucchi!


    Depois dessa data & hora acima,"30 de agosto de 2012 16:44",não tinha retornado a esse post para divagar.Da primeira vez comentei até o número 16 da Corrente de Reviews e após eu ter terminado com a segunda parte,número 17 ao 31(acho que é isso tudo ^^),volto aqui "postumamente" para finalizar minhas ideias e pensamentos relativos a cada postagem.
    E como nessa parte estou indo por ordem alfabética dos blogs/vlog(s)/site(s),o seu será o primeiro.Sendo que os que comentei & comentarei nesse perfil -e se tudo der certo ;P- serão os seguintes(Espero não ter esquecido de ninguém ^^):

    1_ http://acrossthestarlight.blogspot.com.br/2012/07/genshiken-otakus-fazendo-coisas-de.html#more (AQUI MESMO ^^)
    2_ http://visualnovelbrasil.blogspot.com.br/2012/08/corrente-de-reviews-sister-princess.html
    3_ http://raiburari.blogspot.com.br/2012/08/corrente-de-reviews-gankutsuou.html#comment-form
    4_ http://nobumami.blogspot.com.br/2012/09/corrente-de-reviews-puni-puni-poemi-e.html (Se for aprovado)
    5_ http://animetaiketsu.blogspot.com.br/2012/09/corrente-de-reviews-kino-no-tabi.html
    6_ http://mundomazaki.blogspot.com.br/2012/09/corrente-de-reviews-solanin.html
    7_ http://mangascult.blogspot.com.br/2012/09/corrente-de-reviews-serial-experiment.html#more


    Obs.: O que seria o 2º não consegui mesmo,devido a erro da página e sistema de comentários -> "2_ http://www.supermundorobo.com/2012/08/corrente-de-reviews-magic-knight.html#more"


    A seguir,o final do tal "guia de postagens".Curta se puder!
    Bai bye!

    ResponderExcluir
  14. Análises(Parte3:do 17 ao,de 31 finalizados)


    17.[http://genkidama.com.br/trocaequivalente/2012/08/31/corrente-de-reviews-porco-rosso/]De média-metragem pra passar durante o voo à uma mensagem simbólica sobre um dos altos representante do pior lado da 2ª Grande Guerra.Nele,se encontra a 'ternura' do estúdio Ghibli e os elementos que dariam fama a Hayao Miyazaki "personificados" no porco Marco Porcellino.Post possuidor de gratidão,camadas,auto-reflexão sobre os semelhantes e finalizando com um desafio/teste ao blog seguinte.

    18.[http://nobumami.blogspot.com.br/2012/09/corrente-de-reviews-puni-puni-poemi-e.html]Numa (implícita)premissa de não soltar Spoilers,'não explicar piadas' e não levar aquilo a sério,Raphael Soma "seguiu a corrente" a gosto & contragosto numa postura do boca suja/pervertido do 'Nabeshin' e incorporou a seu modo a excentricidade do autor do anime com um Humor Nonsense + Mahou Shoujo.A "desconstrução" outrora ficou a cargo dos leitores que queiram ver o anime que vai ladeira a baixo e sem freio.

    19.[http://www.animeideia.com.br/anime/corrente-de-reviews-furi-kuri]Na tentativa de se divertir(Ex:THE PILLOWS),entender o que se passa em Furi Kuri ou FLCL e "não ser afetada pelo gás que emburrece as pessoas deparadas com FLCL",Chronadsi(Monica Camacho) a "rotula como 'adolescência'" pelo seu grau de nonsense,surrealidade,apelo sexual e todas as subdivisões em se contar uma história,"quebra de parâmetros vigentes" e falta de rota inicial definida.Pretensiosamente o anime pode avaliar a inteligencia atual pela compreensão da obra por parte do público,mas sendo assim daria uma saída."Anime para teorizar";a autora do post teve a teoria dela e vc..?


    #20.[http://animetaiketsu.blogspot.com.br/2012/09/corrente-de-reviews-kino-no-tabi.html]Boa e reflexiva conclusão de post de alguém que se diria acostumada a obras mais 'incomuns',porém se afeiçoou,[...]"um dos melhores animes que eu assisti nos últimos tempos"[...],aos sentimentos proporcionados a cada viagem com estadia de três dias de Kino.Review em que além do teor que evoca aos sentimentos e racionalidade da obra,se sente que foi mais diminuído do que poderia/'deveria' ser.

    21.[http://animeportifolio.wordpress.com/2012/09/10/seitokai-yakuindomo/#respond]Revelação pouco posterior de ser peça da Corrente de Reviews.Aí,analisa o anime em parâmetros de confortabilidade e desconfortabilidade,vencendo o primeiro sem folga.E ao não se prender a preconceitos(entre aspas) e 'vivenciar a série' um passo de cada vez se teria uma ótima e até inteligente comédia demonstrada no alívio de cada riso.No post,exemplos como um todo seriam mais que 'bienvenidos'.

    22.[http://xtremedivider.wordpress.com/2012/09/12/analisando-crest-of-the-starssekai-no-monshou-para-a-corrente-de-reviews/]Pelo menos o autor disse se despir -num difícil processo- de um exemplar preconceituoso: "belo visual do que a um enredo decente".Também viu no anime: Exemplares diversificados de ao seu ver,erros e acertos nos mesmos momentos/quesitos que conseguiriam tanto "decepcionar" quanto "satisfazer" o espectador.Em resumo do post,o autor da review,peca em alguns esquecimentos na longa e incansável de ler: resenha.

    23.[http://mangathering.wordpress.com/2012/09/14/correntedereviews-c-the-money-of-soul-and-possibility-control/]Review de tamanho mediano sobre um anime de grande hype,porém que felizmente -devido a influências negativas(maioria delas) e positivas- não foi acompanhado pelo autor da postagem.Felizmente,porque conseguiu se divertir e ainda se manter interessado apesar da onipresente pergunta,prática & filosófica,associável à sua premissa: Compensaria se arriscar para ter certezas financeiras no futuro?E principalmente,como ser bem sucedido nessa empreitada(e de preferência sem tanto esforço :D)?

    ResponderExcluir
  15. Análises(Parte4:do 24 ao 29,de 31 finalizados)


    24.[http://mundomazaki.blogspot.com.br/2012/09/corrente-de-reviews-solanin.html]Blogueira receptiva à obra,Solanin,que corresponde aquele momento de decisão na vida da pessoa: O risco das múltiplas possibilidades(da personagem Meiko) ou um cotidiano respeitável,calmo & banal(da personagem Taneda),na visão do post foi "Solanin: Felicidade versus Realidade".Uma das melhores situações da Corrente de Reviews em que a obra tem mais a ver com: aquela que escreve[Lilian Kate Mazaki] simultaneamente
    sobre outras coisas e sobre si mesma.


    #25.[http://mangascult.blogspot.com.br/2012/09/corrente-de-reviews-serial-experiment.html#more]Fazendo o caminho inverso de resenhar um anime que veio antes da versão em papel.A série foi Serial Experiments Lain ou Lain,uma série vista como icônica ao se deparar com a sua complexidade MIND FUCK,comtemporaneidade,subjetivismo,simbolismo,densidade e confusão em entender o que está se passa num ambiente onde o experimento(vem de "Experiments" do título da série) confunde com o senso de realidade do público.
    Cuidado com os Spoilers avisados no texto e os de alguns comentários.E também para não ficar mais confuso do que se é antes de assitir o anime ou ler o(a ?) One-Shot.

    26.[http://mangasundergrounds.wordpress.com/2012/09/21/1314/]Na falta de ser 'desafiado/sacaneado/surpreendido' se frustou de início com o mal falado
    "Buraiden Gai" do "mestre do desenvolvimento psicológico"-segundo ele-,Nobuyuki Fukumoto.O shounen na descrição livre dele se assemelha à mistura de "Jogos Mortais com(no início)...Oyasumi Punpun",mas reclama dum final de pouca ousadia -Judeu Ateu,o autor,não deu Spoilers-.E para finalizar,ele "presenteia" o "Another Warehouse,do Eduardo Ketsura" com um desafio que pensou não ter ganho,ex:um pseudo e cult para adicionar variedade ao boy.

    27.[http://anotherwarehouse.wordpress.com/2012/09/24/corrente-de-reviews-the-tatami-galaxy/#more-1512]"Decepcionando alguns",não foi Eduardo Ketsura
    que resenhou 'The Tatami Galaxy ou Yojouhan Shinwa Taikei' e sim "gabiruu".Diz ter sido um dos melhores,mais divertidos e bem escritos animes que assistiu.O anime em si,tem arte simplíssima,extravagância e uma profunda reflexão das consequências das escolhas humanas.Além disso,é em princípio
    fácil(mas não aconselhadamente)dropável por causa do monologar do narrador-protagonista com muita informação em locução aceleradíssima.

    28.[http://graveheart.me/animepoint/corrente-de-reviews-ookami-kakushi/]"o anime é tão ruim que dói.",disse graveheart.Numa tradução ele descreve um mistério sobre desaparecimentos e uma menina ceifadora para impedir e punir quem se arrisca "à forma convencional de obter variabilidade genética" que servem de pano de fundo para um hárem pré-pubere sem espaço para descartáveis personagens secundários.O pressuposto mistério aparente,para o autor se perdeu na rasidão,homofobia(leia o texto para compreender) e forçação de barra.Enfim,a indignação foi tão grande que outros elementos do anime não o ocorreram(Questão reflexível).

    29.[http://genkidama.com.br/mithril/2012/09/corrente-de-reviews-hajime-no-ippo.html]Resenhar 76 episódios!?"Versão Karate Kid,mas no universo do boxe"."Apesar" de sua "antiguidade" ele,Hajime no Ippo,lhe surpreendeu por não o desprender a atenção pelas ótimas lutas;balanceamento entre comédia,romance,ação;imprevisibilidade de resultados;estratégia contra adversários e direção."Praticamente" não viu desabonos nesse "shounen tão humano".

    ResponderExcluir
  16. Análises(Parte5-Fim: de 30 ao 31,de 31 finalizados.)


    #30.[http://genkidama.com.br/videoquest/2012/10/04/video-quest-47-angel-beats-mais-um-anime-de-escolinha/#more-2383]Prometeram se diferenciarem resenhando de outra forma,'foco único',mas qual seria o diferente desse review,além de uma falsa indicação no fim? O.o No mais,observam-se mais efeitos de vídeo;reflexões sobre o papel da escola na sociedade,suas simbologias & metáforas à la Video Quest.Resumidamente,gostaram da temática interessante e do "'TIME(Tempo,em inglês)' Cômico(LeoKitsune)".Contudo entenderam em determinados aspectos,uma série genérica e cansativa,e terminaram sem unanimidade no momento de recomendar ou não o anime.

    31.[http://genkidama.com.br/anikenkai/2012/10/05/corrente-de-reviews-boku-no-pico/]O idealizador da Corrente de Reviews surta com o quão ofensivo foi ao OVa de 3 episódios por ele conter a pecualiar junção de Travestismo,Lolis,Futanari,Hentai,"Material pedófilo" em potencial,falta de enredo e uma aceitação sobre-humana de todas essa "normalidade".O post -por motivos lógicos- não contém imagens,vídeos,e "estômago" de Diogo Prado ao tentar com seriedade e paciência,a qual veemente desaconselhou essa indicação lhe dada feita apenas para "causar".Difícil de ver na obra,uma inocência,e não um simples "HENTAI HARDCORE".

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo à seção de comentários. Fique livre para expressar sua opinião sobre o assunto em questão, mas atenção: seja educado e respeite as opiniões alheias. =)