domingo, 31 de julho de 2011

Dantalian no Shoka Episódio 03

Ê Dalian... Nem pra disfarçãr a paixao por doces. xD
Olá, como vão todos?
Imagino que notaram a diminuída no ritmo do blog. Bem, isso se deve ao meu retorno às aulas... Tentarei manter o ritmo das postagens semanais de Dantalian e vez ou outra trazer algum outro conteúdo, enquanto vou reacostumando com o ritmo.

Vamos aos comentários do episódio agora?


Crianças que não pensam mais como crianças...


Este episódio foi dividido em duas histórias: a primeira mostra Huey e Dalian investigando a história de crianças que se tornaram extremamente inteligentes provavelmente pela influência de um Livro Fantasma; a segunda mostra os protagonistas sendo atacados por dois bandidos que pretendem roubar um livro supostamente valioso - a "Rainha da Noite". Temos também nesse episódio a introdução de uma nova personagem secundária: Camilla Sauer Keynes, uma antiga amiga de infância de Huey.

Gosick feelings again?! Ela é a cara da Avril Bradley! o.o

Digamos que foi um episódio bem parado em relação aos anteriores, já dando sinais de que precisa investir num enredo menos episódico. Ainda assim a adição de uma personagem que por sinal não aparenta ser do tipo medíocre (semelhanças com a Avril são meramente físicas) foi bem agradável, rendendo alguns momentos divertidos com a infantilidade da Dalian (que por sorte não se mostrou excessiva e não chegou a ser algo irritante - ainda assim, o foco excessivo em seu lado tsundere pode desagradar alguns).
Houveram também cortes de passagens interessantes da LN, como a definição do funcionamento do livro que caiu nas mãos das crianças, envolvendo técnicas mnemônicas e seu uso por padres de séculos atrás para manter sua superioridade sobre a população.

Quanto ás referências literárias, continuamos encontrando-nas aos baldes. Na primeira parte são mencionados o Livro da Sabedoria, conhecido também como Liber Sapientiae, um dos livros do Antigo Testamento de autoria atribuída ao Rei Salomão, que trata da importância da sabedoria e a forma de obtê-la. É mencionado também o Palácio da memória, conhecido também como método de loci, que consiste em uma forma de ampliar o raciocínio a partir de técnicas de memorização.
Na segunda parte do episódio há uma referência à lenda chinesa Jornada ao Oeste, quando Dalian ofende os bandidos chamando-os de porco e macaco.
(Obs: essa parte foi escrita após um mínimo de pesquisa. Se houver algo a ser complementado ou corrigido, digam-me, por favor.)


No final das contas, não havia nada a se temer das crianças.


Falando sobre a temática desse episódio, achei-a um pouco amarga porém interessante. A segunda história não acrescenta muitas ideias a se refletir, mas a primeira, que finaliza com as crianças excepcionalmente inteligentes tomando a atitude de simplesmente viver suas vidas corriqueiras, sem tentar utilizar sua inteligência para algo maior - como Huey temia - , coloca em xeque a questão inteligência x capacidade para utilizá-la. As crianças reconhecem que qualquer tentativa de usar seu dom para corrigir problemas de grande escala seria infrutífera, pois alguma coisa entraria em seus caminhos e impediria a realização de seus planos. Soa realista? De uma certa forma, a meu ver; mas deixa claro que para fazer alguma diferença não basta inteligência, mas ter também determinação para conseguir mudar alguma coisa. Como Camilla concluiu, "as pessoas que deixaram marcas na história foram mais persistentes do que brilhantes".

Uma flor que se disfarça de livro? Ideia interessante.

Por fim, Dantalian continua em seu ritmo episódico, mas fica o aviso de que precisa começar a formar uma narrativa mais contínua - talvez não demore, levando em conta as pistas e futuros personagens presentes na OP. Ainda assim, as reflexões trazidas na temática e a formação de um elenco competente e bem relacionado estão fazendo a série valer bastante até o momento.

5 comentários:

  1. Fui trollado por esse episódio.
    Peguei o capítulo do Livro da Sabedoria para traduzir e foi justamente esse que abriu abriu o episódio.

    Fiquei surpreso ao ver tudo se encerrar em um bloco, e igualmente o bloco seguinte pegar mais um caso. Só mostraram o essencial mesmo dos capítulos, e isso é bom, mas entretanto, pode dar uma impressão de que fala conteúdo, de que aqueles boas ideias poderiam ser melhor exploradas. O primeiro caso daria para render um episódio inteiro de debate, e acaba deixando a sensação de que foi abortado.

    Pelo que vi, a Dalian é irritante mesmo, mas nossa, no anime, não sei se é só pela imagem e som, estão investindo pesado nisso.
    Na segunda parte, quando o bandido #2 tá comendo o chocolate dela, quando ela para para respirar eu achei que o bandido #1 ira dar um tapinha nas costas do Huey se compadecendo dele.
    Tem que ter muita paciência mesmo.

    Entretanto, a animação da Gainax está me surpreendendo no detalhe da animação dos personagens.
    Eles não modem muito o corpo, porém a parte de cima deles se move com muito cuidado, com movimentos estudados para causar uma boa impressão.
    A Dalian está realmente se esforçando para ser a personagem loli moe mais desenhada da temporada, e a Camilla também foi encantadora. A forma como a Camilla lidou com a infantilidade da Dalian foi excelente de se ver, mas o detalhe da animação nesse momento e em outros parece suspeito.

    Enfim, esse episódio ainda foi para ambientar e acostumar com os personagens, só que o próximo parece que não vai continuar com a história. Eles poderiam já introduzir algum objetivo.

    ResponderExcluir
  2. @Panino Manino
    aushaush' Eu já havia lido esse capítulo, o primeiro da LN a aparecer no anime.

    Realmente, achei que o caso dos bandidos não era tão essencial, o caso das crianças foi muito mais interessante e toca bem na ferida da questão do que é possível fazer para alterar o mundo a seu redor - inclusive conheço bem essa temática por experiências pessoais. Mas mesmo na LN não se avança muito nas ideias, apesar de contar com alguns detalhes a mais na fundamentação da história.

    Hehe, já imaginei que alguém fosse discordar comigo do comportamento da Dalian xD realmente ela não chegou a me irritar, mas acho que isso se deve por ela estar justamente interagindo com personagens que lidam de forma madura com o comportamento dela, o resultado tem uma química muito boa. Mas fico até surpresa por um dos bandidos não dar um tiro no meio da testa dela. LOL

    Tive essa impressão também, e estou torcendo para não ficarem muito nisso - os momentos iniciais dos episódios anteriores e a OP me deixam louca de curiosidade sobre o mistério em volta do Huey e os personagens que virão.

    ResponderExcluir
  3. A Dalian não está acostumada a interagir com muitas pessoas, e principalmente, com todas que ela se relacionou até agora, sempre protegiam e faziam as vontades dela.

    ResponderExcluir
  4. Eu parei de acompanhar datalian porem vou dar mais uma chance por ser da Gainax espero que melhore.

    ResponderExcluir
  5. Eu amei este episódio, foi sem dúvida bem parado, mas curti o desenvolvimento e foco no relacionamento dos personagens. Acho que uma parada assim, foi excelente pois o ritimo episódio, como citado por você, já está cansando um pouquinho. Levando em conta que os momentos de ação não são tão bem aprofundados ou nem possuem a excelente tecnica de Blood-C (na hora da ação), que pode estar ruim o que for, mas é bem competente nessa parte. Os casos foram bem bobos e pra encher linguaça mesmo, mas curti pois mesmo irrelevantes, os achei interessantes. Por exemplo, na questão das crianças inteligentes, no meu ponto de vista tem haver com a bandeira de que a leitura liberta, é a porta para o conhecimento. E o conhecimento e sabedoria. No outro caso, temos tipo um parabola sobre cobiça. A Dalian tava uma graça e já me habituei com sua infantilidade. O Huey, maravilhoso como sempre e ouvir a Dalian falando o nome dele sempre dá uma sensação gostosa XD

    Aguardo com certa ansiedade pelos próoximos personagens, que com certeza devem fazer a trama se movimentar. Falo dos antagonistas, claro. Muito bom post Mary, continue investindo no formado :)

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo à seção de comentários. Fique livre para expressar sua opinião sobre o assunto em questão, mas atenção: seja educado e respeite as opiniões alheias. =)