domingo, 4 de setembro de 2011

Dantalian no Shoka Episódio 08

'Bora fazer o Armand voar por uma janela fechada? u.ú



Seguindo o modelo do episódio 03, esta semana tivemos dois casos de uma vez, somado à volta de dois personagens secundários. A primeira parte do episódio segue com o reencontro de Camilla, que acaba obtendo o Livro da Equivalência, um Livro Fantasma capaz de realizar trocas entre coisas do mesmo valor - o que pode virar um risco dependendo do valor que cada pessoa dá às trocas. A segunda parte marca a volta de Armand - sim, aquele idiota que caiu nos encantos da cortesã-homúnculo - , desta vez com um problema envolvendo sua noiva, com a qual está ligada pelo Livro dos Relacionamentos porém o acusa de traição e pretende vingar-se.

Adorou o presente, né Dalian? :3

Como é de bom costume, referências de todos os tipos. No primeiro caso, há uma quanto ao urso de pelúcia Teddy, que começou a surgir na época e cujo nome é uma homenagem ao presidente americano Theodore Roosevelt, que havia ordenado a execução de um urso ferido durante um acerto de fronteiras entre os estados de Mississipi e Louisiana, em 1902. Já sobre o Livro da Equivalência, é possível encontrar apenas uma referência a uma lenda japonesa de um homem que se tornou rico após diversas trocas, começando com um fio de palha. (Mas me faz lembrar bastante Fullmetal Alchemist...)
No segundo caso, o Livro dos Relacionamentos faz referência à mitologia grega. A magia presente no Livro Fantasma é atribuída a Hecate, senhoria dos ritos, magia negra, maldições e nascimentos; é usada por Medeia, semi-deusa filha do rei Eetes, para vingar-se de Glauce, filha do rei Creonte com a qual seu amado Jasão pretendia se casar. E o livro usado para trazer Armand de volta do submundo faz referência aos Mistérios de Elêusis, ritos de iniciação ao culto das deusas agrícolas Demeter e Perséfone e que acompanhavam a ida de Perséfone ao Hades e seu retorno a Demeter.

Bigodes postiços? Qual é a da Camilla, hein? xD

Vamos falar do episódio em si agora. Nada de surtos de fangirl hoje, já que eu não estava esperando muito desse episódio mesmo.

Em primeiro lugar, os pontos positivos. Como sempre, a interação entre a Dalian e a Camilla é bem gostosa de se ver; o ritmo do episódio também foi bom e cadenciou bem as duas histórias. Sem falar que shippar o Armand e Camilla teve seu charme.

Porém, não dá para negar que houve mau aproveitamento dos temas. O caso do Livro da Equivalência procurou uma temática interessante de mostrar o valor que cada pessoa dá a determinadas coisas, mas acabou de forma corrida. Não acho que Huey e Dalian pudessem fazer alguma coisa para evitar que o livro ficasse nas mãos de um colecionador ganancioso, mas ficou legal a forma como a Camilla lidou com o poder que tinha em mãos. Foi bem reconfortante e só adiciona à relação dela com a Dalian.
O caso do Livro dos Relacionamentos tem um ritmo mais interessante, mas senti um pouco da falta de reação dos protagonistas do episódio 04 de novo, desta vez vendo o Armand ser queimado. Sem falar que... Poxa vida, o que há com esse Armand? Que tipo de sujeito casa com uma mulher no primeiro dia que a vê?! (Não, isso não é uma crítica de roteiro. É que esse aí é o personagem mais inútil da série, o que só se salienta com um elenco tão inteligente. Um tonto que não pode ver uma sirigaita, pelo amor de Deus! *birrinha de fã*) A reação de ciúmes da mulher também pareceu um tanto exagerada.

Loira louca. Medo O_o'

Enfim, esse episódio teve o mesmo feel do episódio 03: temas interessantes, porém pouco explorados; sinceramente, preferiria não ver esse formato de novo, é o mais fraco até agora. Tudo bem a série ser episódica e não querer avançar muito, mas seria melhor aproveitar cada tema por completo. Mas valeu pela execução divertida e por ver esses personagens secundários voltando, dá mais segurança de rever algumas outras figuras novamente no futuro.

Mas e aí, Rasiel e seu parceiro, quando aparecem pra valer? 8D

5 comentários:

  1. A essa altura do campeonato, eu já não espero grandes coisas e qualquer coia acima do mais ou menos para o final já vai me satisfazer =)

    Eu fiquei meio incrédula deles ainda continuarem com os episódios inúteis (bons, mas nada que acrescente para a história)já na reta final. Até Blood-C já está explorando sua trama principal, seja boa ou ruim.

    Enfim, eu adoro a Camilla <33
    As caretas da Dalian estavam irresistíveis hehehe
    Huey como sempre, cortês e mesmo fazendo o que a Dalian manda, ele faz mas sem dizer uma palavra, fica implícito que é por vontade própria. Caraca, ele HOMEM com H maiúsculo, sabe como tratar uma dama, mesmo que seja uma como a Dalian HUEHUEHUEHUEEHUEUHEHUEHU
    Aliás, eu acho que ele não bota muito fé nela não e apenas a vê como uma menininha, uma irmã mais nova :D :D

    ps; Ótimas referências.

    ResponderExcluir
  2. Onde você baixa os episódios? O sub onde faço download demora para atualizar..=/

    ResponderExcluir
  3. Para quem não sabe, a história de trocar um clipe de papel por algo muito valioso é real.
    Tempos atrás, uma pessoa conseguiu trocar um clipe por uma casa.

    ResponderExcluir
  4. E por culpa dos fansubs....estou sempre atrasado com os episódios de Dantalian...U__U

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo à seção de comentários. Fique livre para expressar sua opinião sobre o assunto em questão, mas atenção: seja educado e respeite as opiniões alheias. =)