segunda-feira, 9 de abril de 2012

Natsume Yuujinchou: o mundo youkai visto sob as lentes da sensibilidade


É, eu comecei a escrever isto em Fevereiro; publiquei agora em fins de março/começo de abril conforme já havia avisado no post de Primeiras Impressões da Temporada de Animes Inverno 2012. (Na verdade eu temia que este texto saísse apenas em maio, mas já que comecei a planejar tão cedo aqui está. ^^) Sendo um anime recente tão bem feito porém tão pouco valorizado pelo público do Ocidente, senti que para fazer uma avaliação de Natsume com a precisão que desejava, seria uma boa ideia avaliar conforme a quarta temporada prosseguia e ajustar o texto aos poucos no final das contas não houve muito a acrescentar, mas anyway. Bom, após dois meses de trabalho aqui está o post pronto, sem spoilers. Aproveitem o texto. ;)

Obs: sim, o anime provavelmente vai para a quinta temporada - e se acontecer podem garantir que cobertura das novidades não faltará por aqui.

Obs[2]: sim, depois deste review eu vou cortar um pouco o fluxo de reviews de obras do Brains Base por aqui, xD.


Ah, as pérolas "desconhecidas"; comentar animes menos reconhecidos está tornando-se mais comum aqui no blog - algo que considero ótimo, para estimular os leitores a explorar novas possibilidades e procurar material que combine com seus gostos independente de ser popular ou não.

Mas enfim, estou protelando aqui. O importante é que temos neste post uma obra com boa base de fãs no Japão¹ mas que chega aqui no Ocidente recebendo pouca atenção: Natsume Yuujinchou, shoujo que alcançou o grande mérito de quatro temporadas bem-sucedidas, todas adequadas a uma fórmula executada ao longo de 52 episódio de forma constante e sensível exatamente da forma como tem que ser.

-Sobre a Obra-

Natsume Yuujinchou (Natsume's Book of Friends/O Livro de Amigos de Natsume) é um anime do estúdio Brains Base dirigido por Takahiko Omori (Baccano!, Durarara!!, Kuragehime), e trilha sonora de Makoto Yoshimori em suas quatro atuais temporadas (Natsume Yuujinchou - Zoku Natsume Yuujinchou - Natsume Yuujinchou San - Natsume Yuujinchou Shi). É baseado no mangá homônimo da autora Yuki Midorikawa, em publicação na LaLa DX desde outubro de 2005.

Natsume Yuujinchou conta a história de Takashi Natsume, um jovem órfão que possui a habilidade de ver espíritos (youkais) que outras pessoas não conseguem ver - habilidade que desde a infância o levou ao isolamento, sendo tomado por estranho por familiares e pessoas de seu convívio.

Após mudar-se para a casa dos Fujiwara, parentes distantes de seus pais, Natsume passa a ser perseguido por youkais com maior frequência. Porém, ao libertar de um selamento o demônio Madara - preso a uma forma de gato da fortuna - ele descobre que a origem dessas perseguições vem de um objeto que herdou de sua falecida avó, Reiko Natsume: O Livro dos Amigos (Yuujinchou). Reiko, que também era capaz de ver espíritos, escrevia os nomes dos youkais que derrotava neste livro, mantendo um controle sobre eles.

Sabendo disso, Takashi decide devolver os nomes a seus respectivos donos, com Madara - tratado como Nyanko-sensei - ao seu lado, à espera de tomar posse do livro após a morte do garoto.


A base de Natsume é uma narrativa episódica; ou seja, a cada episódio (ou mini-arco, como comentarei mais adiante) temos o encontro de Takashi com um diferente youkai, esteja ou não relacionado ao Yuujinchou.

Um dos marcos presente em cada episódio é um clima calmo e bucólico, com poucos e rasos momentos de ação e um humor básico e natural que ajuda a suavizar ainda mais a atmosfera do anime. Os cenários e paleta de cores suaves e a trilha sonora compõem um ambiente pacato de vilarejo que não poderia combinar melhor com a narrativa - e a cada temporada o estúdio Brains Base parece aperfeiçoar a parte técnica, que torna-se cada vez mais um belo trato aos olhos e ouvidos.

Mas a grande peculiaridade de Natsume é abrigar uma série de contos envolvendo youkais mas cujo foco está em sentimentos e relações bem humanos; amor, arrependimento, solidão e amadurecimento são alguns dos temas recorrentes. Quem aqui assistiu Hotarubi no Mori e? Os que afirmarem positivamente reconhecerão a narrativa reproduzida: é lenta e constante, expondo os conflitos e relações dos personagens sem forçar sentimentos e dramas, culminando em finais que não precisam de personagens explodindo em lágrimas para emocionar quem assiste; é gradualmente tocante e coloca um ponto otimista a se sentir. Como o Guardian Enzo do Lost in Anime comentou em seu post sobre Hotarubi, Yuki Midorikawa é uma autora visionária. Ela consegue emocionar e deixar uma sensação de esperança como poucos, e o essencial ao assistir suas obras é sentir.

Outro elemento digno de nota e que forma o fio condutor de todos esses episódios é o protagonista, Takashi. Ele é o garoto introvertido e inseguro que aos poucos aprenderá a aceitar o mundo youkai e, em sequência, a aproximar-se de outras pessoas sem medo; a típica "saída da casca", o amadurecimento que tantos bons animes mostram, mas nunca é cansativo de observar sendo bem-feito. 

Conforme os episódios avançam, Takashi precisa lidar com conflitos como a discordância moral com os exorcistas e o risco de que pessoas queridas acabem se envolvendo com os perigos do mundo dos youkais, e com o avanço das temporadas a presença de mini-arcos que forneçam um tempo maior para lidar com os conflitos mais acentuados fica mais frequente.

O restante do elenco também fornece suporte mais do que suficiente: Reiko é a figura do passado cujas ações deixaram marcas até o momento presente da série; Natori é o exorcista dividido entre suas as convicções de seu trabalho e o vínculo entre suas serviçais youkais; Tanuma e Taki são os amigos com menores habilidades para se aproximar do mundo youkai e que podem compartilhar do segredo de Takashi; Nyanko é o guardião "interesseiro" que aos poucos criará apego por seu protegido e respeito por seus sentimentos (embora sempre protestando a cada nome devolvido do Yuujinchou); e o casal Fujiwara são os pacatos senhores compreensivos com seu protegido, entre outros personagens.


Por fim, todas essas combinações voltadas a criar uma série relaxante e sentimental acabaram rendendo 52 episódios em que a fórmula não se torna cansativa e está sempre procurando novas formas de manter-se fresca - esta temporada mais recente, por exemplo, trabalhou com mais intensidade os encontros com os exorcistas, expandindo mais o horizonte de possibilidades entre estes personagens. Mas sim, há espaço para um certo ceticismo de "por quanto tempo mais essa fórmula continuará aproveitável?" - a quarta temporada já deixou a muitos a impressão de ser mais fraca, talvez por tentar arriscar mais nos mini-arcos (eu mesmo considero a mais fraca também - embora ainda tenha sido ótima e também o melhor anime da temporada de janeiro/2012 viram só? Eu acertei!)

Ainda assim, o que temos ao dispor até agora é uma série que até conseguiu a proeza de manter-se economicamente estável por tanto tempo e consegue desfrutar de uma ótima produção para adaptar muito de seu material original. Recomendo fortemente Natsume Yuujinchou para quem gosta de séries mais "paradas" e/ou sensíveis, uma pérola diferenciada dentro do universo shoujo (talvez o melhor anime que conheço desta demografia) capaz de tornar seu público fiel. E torçamos para que eventuais continuações mantenham o bom nível de qualidade.

17 comentários:

  1. Excelente texto! Gosto muito desse anime. Quando eu assisto Natsume Yuujinchou, me dá um sentimento de paz e tranquilidade (na grande maioria dos episódios). Pouquíssimos são os animes que me deixam assim.

    Nossa, não achei essa 4º temporada fraca. Só achei 2 ou 3 episódios fracos, mas no geral, foi excelente, como as outras. Não tenho uma temporada favorita. Cada uma teve episódios que me emocionaram e não consigo dizer "ah, considero essa a melhor."

    Se houver uma 5º temporada, gostaria que focassem mais na Reiko. Eu adoro essa personagem e queria que mostrassem mais o passado dela. Como ela morreu, como foi a vida adulta dela etc. Acho que seria interessante. ^^ (Também queria um spin-off só com ela, mas acho que isso é impossível hehe).

    Bom, parabéns pelo texto.
    abrçs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natsume é bom justamente por provocar essa sensação de paz e tranquilidade tão rara. É o tipo de anime que não trai expectativas, é feito para um momento tranquilo.

      Quanto a 4ª temporada, não vejo ela como tão diferente das anteriores - é ótima, mas a mudança na frequência dos arcos deixou uma nova sensação em vários. Mas também não sou capaz de apontar a melhor temporada.
      Uma temporada focando na Reiko seria ótimo, e gostaria de ver um pouco mais sobre os Matoba, algo que "fechasse" os problemas com eles.

      E obrigada pelo comentário. ^_^

      Excluir
  2. Há algo mais a se falar sobre Natsume Yuujinchou?^^
    E,realmente, você não deu spoilers da série. A resenha ficou limpa :)

    Concordo que a quarta temporada foi a mais fraca.Gosto bem mais dos contos fechados (apesar do primeiro arco ter a sua importância). Ah,você citou o Guardão Enzo. Engraçado, eu costumo visitar o blog dele também. Ele suspeitava que em algum momento o Natsume teria que decidir entre humanos e youkais. E que terminaria nessa 4a.temporada. Bom,nenhuma das suspeitas foram concretizadas. O mangá continua e, obviamente, o animê também.

    Hotarubi é uma coisa linda ♥. Eu me daria por satisfeita se dessem um fim decente nessa quinta temporada (suspeitamos que terá mais uma), e que o Brains adaptasse outra obra da Midorikawa. Se formos por mangakás que tiveram suas obras adaptadas com sucesso (em outro nível temos Death Note e Bakuman)é quase certeza que outro mangá dela será animado. *sonhando*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, não há. O importante fica por cada da sensação em cada história abordada. ^^

      Acho que já te vi comentando no Lost in Anime. É um ótimo blog.

      Mas é bem possível que façam mais uma temporada de Natsume e adaptem mais alguma obra da Midorikawa. Tudo o que adaptam dela vai bem comercialmente. E bem, não custa sonhar. =)

      Excluir
  3. Do jeito que você falou do seu post no twitter, achei que ele fosse meio raso e um pouco incompleto.
    mas você deixou ele bastante completo na minha opinião, falou tudo que deveria falar de Yuujinchou

    assim como Haibane, acho que é um anime que merecia muito mais reconhecimento do que ele tem, mas enfim, bom post XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae Keiju!

      Que pontos básicos na sua opinião poderia assinalar sobre a série de tv,Haibane Renmei,que o faz merecedor de mais menções positivas,honras,e menos injustiças?

      Vlw!

      Excluir
    2. Bom saber. ^_^ Tive a impressão que ficou curto por ser algo que estava planejando há algum tempo, mas no final das contas não é uma obra cheia de camadas de análise para sair comentando tanto sobre os conteúdos.

      Quanto a Haibane, é um anime que gostaria de assistir um dia, ouço falarem muito bem.

      Obrigada ^_^

      Excluir
    3. Hiii!


      Vou me intrometer um pouquinho para falar de Haibane Renmei,mas sem nem saber se já escutou similar coisa antes,tá? ^_^ Não coloquei nenhuma descrição de acontecimentos,"Spoilers",que contam:Onde?Como?Quando?Por quê?Ou teorias do tipo "e se..." etc.
      Deixei apenas sentimentos que a série animada retrataria...Acho que pode ler incautamente,OK!? ^^

      Haibane Renmei é um anime que deve se "apaixonar"{de acordo com o histórico de obras que já comentou},pois mescla os gêneros Sobrenatural,Slice of Life,Comédia e uma maturidade que lembra o Seinnen ou o Jousei,se preferir.
      Ele tangencia fortemente em questões referentes à solidão;apresenta convincentes referências à Arquetipia de "sabedoria dos mais velhos";tem uma iluminação radiante e uma trilha sonora 'melancolicamente medieval adequada as situações.

      "Todavia",há um certo processo te ambientação ou simpatização com a estória(porém como aprecia relaxar,curtir e refletir com calma,não deve ter problemas vendo bons potenciais demonstrados em determinados momentos -enquanto as coisas vão acontecendo- e ter as perguntas básicas respondidas.).Além de(ou talvez) uma tal " pergunta 'regional.' "

      "O Ministério da Saúde não adverte o consumo deste anime!" =P
      Matta ne!

      Excluir
  4. Okaeri Mary Vanucchi!

    Imaginava que se não fosse um post para dar relatos dos detalhes do 'Censo da Primavera(ao menos no Oriente)' ali à direita,"Qual o anime que vocês mais aguardam da Temporada de Primavera 2012? ",seria provável que fosse algo em relação a Natsume Yuujinchou[A evidente vontade de falar logo dele já estava transbordando(rs)].E com o relativo tempo para fazer planejamentos & ajustes e alguma espécie de "ansiolítico",eis = 'Natsume Yuujinchou: o mundo youkai visto sob as lentes da sensibilidade'.


    º Notas/Observações sobre =

    ¨1 "Obs: sim, o anime provavelmente vai para a quinta temporada - e se acontecer podem garantir que cobertura das novidades não faltará por aqui." -> Fique à vontade,principalmente se for deste tipo em relação a Spoilers.

    ¨2 "Obs[2]: sim, depois deste review eu vou cortar um pouco o fluxo de reviews de obras do Brains Base por aqui, xD." -> Cá antevemos (re-)tomar alguns 'projetos' para assistir? ;]

    ¨3 E não é que a revista que publicou(ou publica) Natsume Yuunchijou se chama mesmo "LaLa DX, LaLa"{Vide linha 8 da parte '-Sobre a Obra-' }.Pareceu que quis fazer graça com o nome e riu depois com as letras trocadas. DX

    -4 " Pérolas 'desconhecidas' " : Foi algo que fez par ao seu tempo hábil,já que pode explorar mais calmamente e sem pressões externas do tipo "Tá todo mundo falando nisto!E aí o que você tá achando de..?"

    Fim das Notas/Observações sobre= º


    Quanto ao post,teve um desenvolvimento sem atropelos que combinou com a forma com que se propôs nesta estrutura a descrever a Obra(Origem,Sinopse,Principais traços psicológicos e certa relevância dos indivíduos,Desenvolvimento etc.).
    E a decisão de foco nas evoluções do psicológico ajudaram um bocado a fugir dos Spoliers;o que por ventura não faria jus a intenção episódica/aventureira da Série,ou seja,não pular etapas e por tabela para "arrebanhar mais fiéis a causa".Entretanto também senti a ausência em assinalar a aplicação do 'INTIMISMO' do anime na Trilha Sonora => Openings,Endings,Osts e as demais coisas.E talvez sua "forte recomendação" hesite possíveis "desavisados",levando-se em conta que se o grande público ocidental que o desconhece englobe ainda o Brasil.


    Post Scriptum{P.S.}:
    ¬1 Se houver dúvidas,o Anônimo deste comentário é o que perguntou a Keiju, e não o mesmo lá do alto.
    ¬2 Natsume Yunnchinjou findou mesmo no término desta 4ª Temporada?Ainda não achei nada que confirmasse,desmentisse. :|


    By Anônimo2(Nesta ocasião)

    Matta ne!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, era uma dessas opções mesmo. xD Como eu pretendo cobrir o início da temporada após conferir boa parte das estreias, precisava esperar alguns mais "atrasados" como os do Noitamina. Até lá, era melhor liberar o review de Natsume antes. =)

      Sobre as notas:

      1- Sim, pretendo fazer uma cobertura mais detalhada, talvez até semanal, e com direito a spoilers. Agora que cumpri essa meta que tinha em mente de apresentar Natsume a um público novo, posso colocar um pouco do blog ao dispor dos que assistem. :D

      2- Na verdade estava pensando em apresentar obras de alguns outros estúdios que me surpreenderam - dei as boas-vindas ao Rikka com Eve no Jikan e "perdoei" um pouco o J.C.Staff com Toradora. Embora adore as obras do Brains Base, queria ter um pouco mais de diversidade por aqui.

      3- Bem percebido! Haha xD

      4- Com certeza. É interessante manter o blog no fluxo do que está sendo comentado, mas acho importante também passar ao público uma ideia de coisas que acabam ficando no "underground". Afinal, quantas pessoas no Brasil lembram de Noir ou Wolf's Rain?

      E obrigada pelos comentários sobre o texto. ^^ Admito que acabei deixando as OPs e EDs um pouco de lado, embora façam parte do aspecto de participar do clima calmo que ressaltei da OST. Quanto a forte recomendação, não quis deixá-la de lado por ser um material ótimo e diferente em relação ao que se está acostumado a ver por aqui, mas deixei claro que precisaria de certa empatia com o gênero.

      E não há confirmação de final, mesmo. Por isso fica no ar a expectativa de continuações.

      Até mais ^^

      Excluir
    2. Hello Mary Vanucchi!

      Referente ao tópico '4-',há alta probabilidade de neste caso estarem a consumir a animação como se fosse um Fast Food(Pulam :As OPs/EDs,anúncio do próximo episódio,continuação do ponto onde o episódio anterior parou;faz-se inúmeras outras tarefas enquanto assiste ao episódio.Em resumo,não se concentrar para acompanhar plenamente e nem abstrair o que acabou de ver etc,onde o mais apropriado seria se servir da obra como se num banquete estivesse. ;-)

      Ja ne!

      Excluir
    3. Confesso que isso é uma coisa que observo bastante entre alguns fãs. Da minha parte não consigo realizar mais nada enquanto estou assistindo um episódio, e nem tenho o hábito de pular OPs/EDs (só se for algo que não faz muito meu gosto).

      Excluir
  5. Queria comentar algo beeem gigante aqui de como essa série é boa, mas ainda estou no começo na terceira temporada, então não posso dar uma visão geral de Natsume. Mas o que eu vi até aqui foram personagens bem trabalhados em um clima leve, divertido e sem um apelo dramático exagerado. Não tem como não amar o caráter no Natsume, se divertir com o Nyanko-sensei tsunredando e se sentir envolvida no mundo dos yokais. Muito bom de assistir, super agradável, Natsume puro amor <<3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas basicamente Natsume é assim mesmo. O desenvolvimento é gradual e lento, o drama não é apelativo e o Natsume e o Nyanko (tsundereando, gostei xD) tem muita simpatia.

      Anime puro amor, IMO é o shoujo do momento.

      Excluir
  6. eu gostaria de saber se vai ter a quinta temporada e qunado vão lançar ele e eu ñ me enporto se a qurta temporada foi a mais fraca pois eu gostei muito desse anime e quero que tenha varias outras temporadas

    se alguem souber quando vão lançar a quinta temporada me avisem aki meu email:biolvera@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até agora não houve nenhum anúncio de quinta temporada, mas não duvido que saia até ano que vem. Em todo caso, se possível devo comentar qualquer novidade aqui no blog.

      Excluir
  7. Só achei ruim não terem explorado muito a Natsume Reiko, talvez numa quinta temporada, mesmo assim, foi um ótimo anime. Acho que o anime tem uma história que pode ser estendida por muito tempo e muito bem trabalhada. Tem muita coisa que me deixou curioso, muitas possibilidades. Além de que, o anime realmente é genial, além do personagem principal ser um garoto (em um shoujo) o anime não trata de romances e paixões colocando na história Youkais. Só não gostei mesmo foi do jeito do Natsume, acho que ele poderia ter sido um pouco mais ativo ou rebelde, pois pelo que sei, no mangá ele é um pouco mais "selvagem", acho que eu diria mais distante. Não sei se ficou muito bom sabe, pois no primeiro episodio ele está bem ativo (fugindo de um Youkai), porém, depois tive a impressão de que ele era mais frio, o que quase sumiu quando o Nyanko-Sensei entrou em cena. Ele deu uma suavizada, um tom um pouco feminino ao Natsume, porém, isso deixou ele mais sentimental. Acho que a quebra dessa frieza para se abrir com os outros poderia ser um pouco mais a mostra, foi muito sutil, salva pelas narrações dele, eu diria.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo à seção de comentários. Fique livre para expressar sua opinião sobre o assunto em questão, mas atenção: seja educado e respeite as opiniões alheias. =)