terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Retrospectivas 2011 Parte I: Os 10 Melhores Animes [Séries de TV]



Olá a todos, como vão?
Pois bem, começa agora a primeira postagem da Retrospectiva 2011 do blog, o Starlight Year Awards 1st Edition. Esta primeira parte dedicará-se a escolha dos 10 melhores animes para TV de 2011. Lembrando que outras preferências sempre devem ser ouvidas (e sim, muita coisa do ano passado eu não assisti), portanto quem estiver disposto a comentar aqui suas escolhas pessoais, que sinta-se livre. Podemos começar o ranking agora? :D

(Obs: séries que ainda estão em andamento - Chihayafuru, Last Exile - e Fate/zero, que foi dividido para continuar só a partir de Abril, não foram incluídos entre as opções.)



[10ª posição: Gosick (BONES)]


Parabéns a Nanba Hitoshi e ao estúdio BONES por tirarem suco de pedra aqui. Não que a premissa de Gosick seja ruim, só que é tremendamente simples - a série é um mistério com toque de romance, só que os mistérios não são tão desafiadores (ou ao menos não tão explorados) quanto um fã do gênero espera; daí o número considerável de frustrações com a série. O romance também se aprofunda ao final, e tem um bom toque de clichês...
...Só que a química entre a dupla principal (da qual se destaca muito mais Victorique, já que o Kujo é um inútil), os belos visuais de um fictício país europeu do século XX e a condução do roteiro que utiliza bem todos os elementos da série em direção à sua conclusão tornam a experiência simples porém memorável. 

[9ª Posição: Dantalian no Shoka (GAINAX)]


Ok, confesso que estou deixando meu amor incondicional por Dantalian me dominar para colocar este anime uma posição à frente de Gosick; se parar para olhar, Dantalian no Shoka sofreu com uma direção amadora (que por sinal já manchou o currículo com as PÉSSIMAS vendas do anime no Japão) que oscilou entre momentos ótimos (exemplo: Episódio 06) e outros bem fracos (Episódio 10) - sem falar que o momento que cairia perfeitamente como metade da série é feito de final dela. Ainda assim, contou com a arte mais bonita do ano (Observação: Dantalian ganha como arte mais bonita, mas em uma combinação beleza+criatividade, quem leva é Mawaru Penguindrum), personagens interessantes, criatividade na exploração dos temas a partir dos Livros Fantasmae a maioria dos episódios funciona bem como entretenimento isolado, como pequenos contos. Tivesse tido uma linha de enredo mais forte e seria no mínimo um dos Top 5 do ano.

[8ª Posição: Hourou Musuko (AIC)]


Sério que Hourou Musuko é um dos animes mais desprezados do ano? Que decepção. Hourou Musuko foi um exercício fascinante dentro do tema de sexualidade, envolvendo duas crianças que passam por dúvidas em sua identidade sexual - um garoto que se sente melhor vestido de menina e uma menina com comportamento mais próximo ao de um garoto - , enquanto fazem a transição para a adolescência e acabam descobrindo a recepção social para suas diferenças. Tudo apresentado de forma muito suave, sem estereótipos e com tremenda sensibilidade artística. O único problema que dificulta a assimilação da série em seus primeiros episódios é a introdução, não tão bem desenvolvida. Fora isso, um ótimo anime que merecia mais destaque.

[7ª Posição: Mawaru Penguindrum (Brains Base)]



Mawaru Penguindrum = Mixed feelings. Sério, só depois de muita reflexão dá para dizer algo sobre Penguindrum - afinal a série conta com várias camadas de simbolismos, alguns talvez um tico de desnecessários. De qualquer forma, é o melhor esforço criativo do ano, com narrativa que não desperdiçou um segundo, conteve personagens extremamente bem trabalhados - destaque para Ringo Oginome, que passa por uma impressionante e gradual mudança ao longo da série - e uma mensagem final bem tocante. Altamente inteligente e "hiperativo" é um anime difícil de recomendar, pelo forte estilo, mas acho que personalidade é algo que falta na indústria de animes dos dias atuais, não é mesmo?

[6ª Posição: Steins;Gate (WHITEFOX)]


Longe de ter uma animação e uma arte que esbanjem impacto, Steins;Gate conta com um tem que poderia cair fácil em uma quantidade enorme de buracos: viagens no tempo. Só que possui um roteiro bem amarrado, com boa definição de começo, meio e fim, direção que soube manter uma média de qualidade (mesmo com alguns pequenos baixos) e incluir fortes momentos de empolgação e um casal principal que teve bastante carisma - e Okarin é um dos melhores (não o melhor, hehe) protagonistas do ano. Mesmo sendo um tanto overrated, é uma produção a ser lembrada de forma positiva.

[5ª Posição: Un-Go (BONES)]


Sim, eu coloquei Un-Go à frente de Mawaru Penguindrum. Sim, eu coloquei Un-Go à frente de Steins;Gate. Pois essa produção para o Noitamina enganou a muitos ao assemelhar-se a "mais uma série de mistério" e no final das contas tornar-se um título de crítica política e social; a realidade futurística pós-guerra do anime possui vários paralelos com o mundo real, e os mistérios, apesar dos primeiros não serem muito fortes, conseguem conduzir a boas explorações o comportamento humano em meio a crises e manipulações políticas, com ótimos diálogos, provocando boas linhas de raciocínio; um dos animes mais inteligentes do ano. A arte da série é bem elaborada, apesar de causar estranheza a princípio, a trilha sonora é muito agradável e os personagens cumprem bem seu papel, apesar do destaque ficar só com o detetive Yuuki Shinjurou. Pena que o começo e a conclusão da série devem alguns aspectos... E que venha o Episódio 0 este ano, para que possamos completar o quadro com as origens dos personagens.

[4ª Posição: Usagi Drop (Production I.G.)]



Pelo menos algo do Production I.G. salvou-se este ano, e é bom ver que trata-se de um slice-of-life de melhor marca: a história do solteirão de 30 anos que adotou sua tia de 6 tocou seus expectadores e dialogou com várias ideias sobre criar uma família, com todos os seus fardos e felicidades, e entender o mundo das crianças, tão cheias de vida e alegria - e quem não acha a pequena Rin uma gracinha? Simples, bem produzido em sua duração e sem falhas, mais nada a se acrescentar aqui.

[3ª Posição: AnoHana (A-1 Pictures)]


Senhoras e senhores, bem-vindos ao drama de 2011. Um drama muito bem-feito, por sinal, com a produção de ponta da A-1 Pictures e seis personagens que, em suas interações, pouco a pouco levaram o espírito da falecida Menma a alcançar seu desejo. Não sei dizer se causou mais comoção no fandom do que Madoka (assisti Madoka de maratonada), mas com certeza agitou muito o público, apegado aos adolescentes com seus dramas pessoais genuínos. Talvez o final seja um tanto exagerado - algo que provavelmente seria diferente com um episódio a mais - , mas a mensagem de superação marcou a muitos.

[2ª Posição: Tiger&Bunny (Sunrise)]



Carisma e bom humor: as melhores palavras para definir aquela que seria a série mais divertida de 2011, Tiger&Bunny. Quem diria que aquele anime que passou despercebido por muitos seria uma das produções mais sólidas do ano. Com um elenco de heróis diversos, ação na medida, a ideia de colocar o conceito de super-heróis sob uma ótica capitalista funcionou bem demais, e teve forte base de apoio no personagem masculino mais bacana do ano, Kotetsu T Kaburagi - o herói conhecido como Wild Tiger. E por mais que o arco final esteja abaixo do padrão da série, ainda temos dois filmes pela frente - ou seja, o show deve continuar. E enquanto espero, me divirto revendo as trapalhadas do Kotetsu - porque sempre dá vontade de dar uma olhadinha de novo em alguns episódios desta série tão viciante.

[1ª Posição: Puella Magi Madoka Magica (SHAFT)]



Está aí a série que mais ficou em primeiro nos Tops do ano. Também, pudera: típica arte SHAFT com muito colorido e excentricidade, trilha sonora da DIVA Yuki Kajiura, roteiro desconstrutor do Mahou Shoujo completamente a prova de falhas, personagens muito bem aproveitadas - com o destaque feminino do ano, Homura Akemi - e desenvolvidas psicologicamente e direção do Shinbo Akiyuki que sabe criar um bom clima de tensão e um ótimo final épico. Um marco na história dos animes, e haters gonna hate.

---

E fica assim o Top 10 Animes do Starlight Year Awards 2011. Alguém disposto a compartilhar seu próprio Top 10 aqui? Pois sintam-se livres para comentar.

E até a próxima parte!

[Segunda Parte: Destaques Especiais do Ano]

9 comentários:

  1. Saudações


    Senti o ar de justiça emanando neste seu post, Mary. Tudo por uma razão bem simples: explicações básicas e diretas de suas escolhas onde, acima de tudo, termos odiosos para quem faz um texto para o público como o famoso "eu acho" não tiveram vez aqui.

    O post está bem direto. Obviamente eu discordo de uma opinião ou outra mas, mesmo sim, está de acordo com a sua proposta.

    Ótimo trabalho, Mary.


    Até mais!

    ResponderExcluir
  2. Boa lista, apesar que trocaria as posições de muitos animes ai. Por ser uma lista de 10 melhores, não é tão consistente por causa de algumas escolhas.

    Eu acompanhei de perto o hype de Madoka e sem dúvida mexeu muito mais. Foi incrível, rolou até cronometro do antepenúltimo, para os dois últimos episódios. O clima era de comoção geral hehuehuehuhuehuehue Neguinho que resolveu passar o final de semana longe do twitter pra fugir dos spoilers, e com razão pois não se falava de outra coisa. Só sei que nesse dia, os otakus pareciam mais cristãos em dia de santa ceia. Assim que chegou ao fim, os blogueiros de plantão postaram analises emocionadas, mas com muito sangue no zoi. Grande parte mandou a técnica embora ligou a emoção no talo. Por isso o hype que ainda hoje, faz barulho e faz muita gente não entender o motivo de tudo isso.

    Aoi Hana também teve ótima repercussão, mas Steins;Gate teve um hype ainda maior, até que Tiger e Bunny, que demorou mas quando engrenou, como dito por você, pegou a todos de surpresa.

    Enfim, gostei dos seus comentários Mary e a minha lista não se distância da sua em quase nada.

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Talvez pela densidade juntamente com a condução das séries listadas eu deveria ter mexido cá e acolá,entretanto listas assim são particularizáveis.
    No fim salvo as concordâncias ou discordâncias das opiniões o importante é saber justificar a opinião.Relevável advocante da causa.

    :D

    ResponderExcluir
  4. Fui ficando nervosa enquanto baixava a barra de rolagem. Tiger & Bunny em 2°? Não discordo completamente...Madoka em 1° já era de se esperar (por causa do burburinho de todos). Usagi ficou abaixo de AnoHana? D:'

    ResponderExcluir
  5. @Carlírio

    Bom saber que atingi o objetivo da postagem, Carlírio. Sendo uma lista de forte tom pessoal, não adianta apenas dizer "eu acho isso" e ponto. Se a justificativa é válida, abre-se espaço para trocar ideias.

    @Roberta

    Diria que em termos de escolhas as minhas se aproximaram bastante do geral, só que a ordem foi bem pessoal. T&B mexeu mais comigo do que Steins;Gate, talvez pelo meu gosto por materiais relacionados a super-heróis.

    E eu lamento não ter participado do hype de Madoka... Posso ter curtido muito assistir de uma vez (não conseguia parar, cada episódio era MUITO envolvente), mas ver as reações do fandom ao vivo deve ter sido fantástico.

    @Anônimo

    O mesmo que respondi ao Carlírio. Bom saber que as justificativas são válidas. ^^

    @Suzi

    Como eu disse à Roberta, T&B me atinge pessoalmente por meu apreço por material relativo a supers, e T&B foi uma paródia bem divertida e natural. Já AnoHana mexeu mais comigo do que Usagi; embora a primeira metade do episódio final seja um pouco forçada, a segunda metade faz um contorno que emociona de forma genuína, na minha opinião. '=)

    ResponderExcluir
  6. Un-Go realmente foi um anime underated, entretanto, acho que não é para tanto, estou aqui em choque psicótico em vê-lo na frente de Mawaru (o melhor do ano em minha humilde opinião) e Steins;Gate (o segundo melhor em minha humilde opinião), não acho problema Um-Go figurar em uma 5º posição, mas para isso séries como AnoHana, Tiger & Bunny e Usagi Drop deveriam ficar em seus devidos lugares, mas como eu disse é só minha opinião.

    ResponderExcluir
  7. @joão Silva

    Desculpe a demora para responder ^_^' Bastante gente considera Mawaru o melhor do ano, mas acho que há um pouco de simbolismos demais ali; ainda assim, tem muitas ideias faltando em animação hoje em dia. Steins;Gate tem seus altos e baixos e no geral é bem acima da média.

    Já Un-Go é uma série em que vi uma boa busca em aperfeiçoamento a cada episódio, e embora seja uma série um pouco "fria", os diálogos me prenderam bastante. Poderia ter gostado ainda mais se o final tivesse alguns rumos diferentes.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo à seção de comentários. Fique livre para expressar sua opinião sobre o assunto em questão, mas atenção: seja educado e respeite as opiniões alheias. =)