domingo, 21 de agosto de 2011

Dantalian no Shoka Episódio 06

Só uma coisa a dizer: F*CK YEAH.

Hal Kamhout... Bishoneizado pela Gainax?! o.o

Pois bem, essa semana tivemos um episódio diferente, focado em uma nova dupla de Princesa e Guardião: a estranhamente vestida e sarcástica Flam e o rude e misterioso Hal. A dupla estava numa pequena cidade à procura de um rapaz acompanhado de uma garota "com um colar de cadeado". Porém, o clima na cidade parece estranhamente sem vida, e a oficial Mabel Nash que os recepciona no local tem algo a ver com isso... Assim como os destroços escondidos de uma cidade destruída.

Oficial Mabel Nash, iludida por um conceito errado.

Sério, gente: esse episódio foi sensacional, do começo ao fim! Adaptação perfeita do capítulo da novel; o ritmo foi impecável, os personagens apresentados de forma muito interessante e a temática manteve o nível dos episódios anteriores. Diria que só não foi melhor que o primeiro episódio da série.

Comecemos com as referências; desta vez, elas foram poucas. Temos na cena com a luta entre Hal e a boneca-prostituta o protagonista usando uma técnica chamada baritsu, uma adaptação fictícia da arte marcial inglesa conhecida como bartitsu feita por Sir Arthur Conan Doyle em seu livro A Casa Vazia, uma das aventuras de Sherlock Holmes. É mencionado ainda o shikigami, técnica de feitiçaria oriental em que se dá vida a bonecos a partir de encantamentos escritos num papel, e o cajado usado por Hal é referente a Surtur, deus do fogo na mitologia nórdica.

Um cajado que consome Livros Fantasma. Mais uma ideia interessante.

Agora falemos do prós e contras. Contras? Não consigo ver nenhum neste episódio, sério. Alguns podem achar estranho o Hal e a Flam caindo "do nada" no anime, mas pra mim a aparição não saiu do padrão da série, foi idêntica à novel e deve encerrar as apresentações de personagens - agora sim todos os principais personagens foram mostrados, incluindo a garota e o rapaz que deixou o livro com Mabel. Prevejo dor de cabeça vindo por conta daqueles dois.

E, sendo este um episódio praticamente sem contras, falemos das qualidades: esta semana tivemos uma história com um ritmo menos corrido que os anteriores e muito bem aproveitado. Tivemos uma trama trabalhando o conceito de pessoas mortas sendo substituídas por simples bonecos, que soa algo absurdo mas do ponto de vista de alguém que se sentiu arrasada como Mabel é plausível - no final das contas, não foi algo mal-intencionado, apenas a atitude de alguém que queria trazer o passado de volta, algo obviamente impossível.

Flamberge. Sem ideia do que se passa na cabeça dela...
Porém, o que se destacou hoje foi a relação dos dois protagonistas. Diferente da parceria incondicional, carismática e bem entrosada de Huey e Dalian, Hal trata Flam como lixo, que não deixa de fazer suas investidas sarcásticas e sim, aquela roupa toda cheia de amarras e cadeados pode ser uma pirraça em reação a atitude dominativa dele. Sem falar que a abertura da biblioteca foi bem dolorosa para ela, deixando difícil acreditar que houve uma permissão sincera da Flam em deixar Hal acessá-la.

Quanto ao Hal, ele é o tipo do personagem pronto a ser odiado por vários espectadores, tanto pela razão ideológica quanto pelas razões morais. Ele é um cara cuja função é queimar Livros Fantasmas, uma ideia que pode soar desconfortável para os amantes de livros e tremendamente questionável no contexto da série, que tem deixado claro desde o primeiro episódio que o perigo dos Livros Fantasma está em quem os utiliza; sem falar que a forma como ele trata a Flam é bem desprezíve,. leva-nos a perguntar como a relação deles começou. Futuros conflitos ideológicos entre ele e Huey? Tomara. Seria muito interessante.

Rasiel, Rasiel... Não consigo prever seus movimentos...

E por aí fica esse excelente episódio. Imagino que agora todos os personagens principais da série (de acordo com o guia da página no Baka Tsuki) já apareceram - resta apenas um aprofundamento da Princesa Vermelha da Biblioteca Rasiel e seu parceiro - e alguma ligação deve começar a se formar. É claro que, lembrando o caráter episódico da série, é melhor segurar a ansiedade - embora isso seja difícil com o nível da série melhorando a cada episódio hehe.

9 comentários:

  1. Não quero nem saber de nada do que vai acontecer ou como vai se desenvolver a história a partir de agora. Minha única expectativa ao continuar assistindo será ver o Hal morrer de alguma forma bem violenta e sofrida.

    Só isso.
    Que ele tome muitas surras de vara de goiaba antes do fim da série.

    ResponderExcluir
  2. Viram? Que foi que eu disse antes? http://twitter.com/#!/mary_vanucchi/status/105417482793263105 xD

    ResponderExcluir
  3. gostei muito desse epi tb, e principalmente dos novos personagens, cajado/lança-chamas? sim por favor. acho que gostei mais dessa dupla do que dalian-huey u.u

    ResponderExcluir
  4. Há! Você só adivinhou porque leu spoiler antes.

    ResponderExcluir
  5. Ok, Mary..finalmente, estou com os episódios de Dantalian em dia. Lembra que eu disse que todas as vezes que via o seu avatar no Twitter, recordava que tinha epísódios de Dantalian pra assistir?

    Sim, eu ia dizer. Mas, como você sabe,as pessoas fizeram associações com Gosick. E eu não fiquei atrás, claro. Só que, ele é substancialmente melhor (na minha opinião de merda),se formos considerar (e não temos um moleque medroso como parceiro da Dalian, o que já é alguma coisa...).

    Eu achei que fosse seguir aquele ritmo de resolução de mistérios com o Huey e a Dalian. O mais curioso é você ser a única da "mídia especializada" que está comentando Dantalian. Acho que o animê foi subestimado. Mas, está mostrando a que veio. Não vai agradar a todos, claro,mas,pra quem gosta de suspense e mistério,até que é bem agradável.

    ResponderExcluir
  6. @Su
    Então, acho que as associações com Gosick foram em parte "culpadas" pela pouca atenção a Dantalian, foi como se este tivesse ficado muito "na sombra" do outro. Ainda assim Dantalian tem muita individualidade.

    ResponderExcluir
  7. Eu estava aqui cogitando que era por causa da diferença de idade. Em Gosick eles estão em um colégio. Já em Dantalian, é outro ambiente.
    E sabe aquele 1° episódio?Eu consegui resolver aquele caso antes da Victorique.
    Alguns epísódios eram muito previsíveis. E em Dantalian, eu não consigo pressumir nada. =/
    Então, de alguma forma, Dantalian é substancialmente mais maduro do que Gosick.
    (Não tirando o mérito de Gosick. Amo séries de investigação/suspense/mistério/sobrenatural).

    ResponderExcluir
  8. No caso de Dantalian é difícil de prever porque envolve misticismo, é um mundo bem mais amplo. E acho que, além do ambiente em que você citou, a diferença de maturidade se deve também às situações mais sombrias.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo à seção de comentários. Fique livre para expressar sua opinião sobre o assunto em questão, mas atenção: seja educado e respeite as opiniões alheias. =)