domingo, 14 de agosto de 2011

Dantalian no Shoka Episódio 05

Huey mandando ver na voadora? Curti. xD



Ok, brincadeiras à parte. Hoje o episódio foi menos aterrorizante e teve um tom mais humoroso - embora eu ache que isso não funcione muito bem nessa série. Desta vez, um jovem pede a Huey e Dalian um Livro Fantasma emprestado, para conquistar o coração de uma cortesã pela qual está apaixonado. É claro que ela tem muitos pretendentes, e de cada um pediu um Livro Fantasma. Porém, descobre-se que a moça é criação de um mago, que pretendia descobrir quão humana poderia ser sua forma de vida artificial. Nota: ele não era detentor de um Livro Fantasma.


Para quem não sabe, o título deste episódio, "La Traviata", é uma referência à ópera de Giuseppe Verdi que conta o romance malsucedido de uma cortesã e um burguês. (Por sinal, até os nomes da personagem do anime e da ópera são semelhantes.)
Foram também mencionados o Codex Regius, livro referente à mitologia e contos heroicos nórdicos, escrito no século XIII; a afinidade das salamandras com o fogo; e ás teorias de um dos mais importantes filósofos budistas, Nagarjuna.


E Dantalian continua a dividir opiniões, embora ninguém possa afirmar que a série seja o supra-sumo da temporada. Ainda assim, a forma como a série faz suas referências ao mundo dos livros, tenta trabalhar a humanização de seus personagens e sutilmente faz o desenvolvimento de seus protagonistas é o suficiente para cativar. Afinal, quem não notou uma possível familiarização da Dalian com a situação da cortesã homúnculo, supostamente incapaz de ser humana? Ou talvez até mesmo sua curiosidade acerca de um lado da sociedade, digamos, menos inocente?

Falando na humanidade da Viola, gostei da forma como foi trabalhada pelo alívio cômico unido a uma certa dose de realismo. Pois já vimos a questão de personagens "inumanos" trabalhados em sua descoberta pelos sentimentos, mas no geral essa exploração costuma ser mais idealizada; neste episódio, Viola mostra tanto o seu lado que deseja liberdade quanto seu poder manipulador, mostrando cruamente no final do episódio como simplesmente usou seu pretendentes. (É, eu sei que muitos acharam o final uma grande trollada. Mas eu achei divertido e na medida. xD)

Sorry guys. Vocês foram obviamente feitos de trouxas. =P

Mas vou ser sincera, o ponto que mais me chamou a atenção nesse episódio foi mais uma cena do "Huey criança" na Biblioteca de Dantalian... Wait, "criança"? Já não penso mais isso. Repararam nos livros (e pergaminhos) que ele tira de lá, e os que foram usados na ação, no presente? Pareceram os mesmos. Ou seja, é muito possível que Huey interaja dentro da biblioteca em uma forma mais infantil, mas por que seria assim? E mais, seriam os momentos dos episódios anteriores realmente flashbacks? Se não, onde se encaixariam? Sinto minhas teorias sobre a série viradas de cabeça para baixo.


De qualquer forma, mais um episódio que vai e mantém a série em sua média. Pode-se criticar um pouco do humor pouco combinante com o perfil da série, as economias na animação (precisamos mesmo de diálogos com a câmera focada por vários segundos no rosto da Dalian ou nas balas no chão? Até eu que sou noob nisso achei estranho) e o começo meio corrido (o que já é um hábito da série desde a Light Novel). No mais, conseguiu trazer um pouco mais de caracterização aos protagonistas, ao ambiente da série (sabemos agora de pessoas capazes de usar magia sem o auxílio de Livros Fantasma) e novas dúvidas quanto ao background dos personagens (o que pode resetar todas as teorias sobre a trama - não sei dizer se é bom ou ruim...).

Ah, claro...


...humor não combina muito com essa série, mas além da voadora do Huey, essas chutadas da Dalian foram o máximo. Ô pretendente chato...

4 comentários:

  1. Tou nem aí se combina ou não, eu adorei. O episódio teve o mesmíssimo estilo dos anteriores assim como o mesmo conteúdo, só que dessa vez foi muito divertido.

    Faltou citar o mais importante aqui, minha cara Mary.
    Este foi mais um exemplo de como as mulheres são seres infernais, crias do diabo, para atazanar a vida e alma dos pobres homens.
    Homens buscam a felicidade simples, mulheres roubam a felicidade dos homens.
    Suas monstras! Diabas!

    ResponderExcluir
  2. @Panino Manino

    Quanta revolta nesse coração. Nem todas nós somos assim. =P

    Realmente não esperava um episódio mais humorado, em alguns momentos causaram estranheza. Mas a cena do final e os chutes da Dalian foram muito win. xD

    ResponderExcluir
  3. Achei essa história extremamente aleátoria e com um final hiper clichê. Mas o quê? Foi bem divertido hehehe. Mas sei lá, não curto muito esse lado, onde o final desmerece tudo que foi dito anteriormente. Tipo; esse foi um episódio quase que completamente inutil de todas as formas que se pode imaginar. Salve o momento do flashaback e que deixa um certo suspense no ar. Aliás, pode ser o prenuncio de algo bem maior, já que no preview, é possivel ver que aparentemente, Dantalian finalmente vai entrar nos trilhos da trama principal que conduz ao plot. O queimador de livros parece ser um personagem interessante e junto dele, tem a outra guardiã das chaves misticas. Bem, mas posso estar enganada, já que não leio a novel.

    Talvez, esse episódio fosse ainda melhor se não fosse os anteriores, que também seguem o mesmo ritimo. Tudo foi muito legal e eu gostei do humor sutil e não achei forçado. Apesar que realmente, não faz muito o estilo de Dantalian, LOL

    E esse mago que meche com alquimia, me lembrou o pai da Victorique D: D: D:

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Roberta, muita gente por aí achou que foi um desperdício e tal, até discordaram quanto a qualquer sutil referência à Dalian no meio da história da Viola.
    Quanto ao preview, parei justamente no capítulo da LN que conta a mesma história. Preciso ler logo para já ter umas ideias de como será o episódio, hehe.

    O pai da Victorique. Parece um pouco, talvez. Dê um pouco mais de tempo e talvez seja tão detestável quanto. LOL

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo à seção de comentários. Fique livre para expressar sua opinião sobre o assunto em questão, mas atenção: seja educado e respeite as opiniões alheias. =)