terça-feira, 9 de outubro de 2012

Little Busters 01: O poder do baseball, do hype e talvez da JC Staff



Quem frequenta este blog sabe que o costume da casa é fazer as polêmicas Primeiras Impressões de cada temporada em um post geral, tentando fazer comentários breves sobre cada estreia porque eu realmente não sou exatamente a pessoa mais indicada para escrever textos muito longos sobre cada episódio de um anime e porque acho mais prático colocar todas as impressões num post só. Mas desta vez vou abrir uma exceção, já que estamos falando de uma estreia que me deixou na expectativa por um bom tempo.

Sim, desta vez vou comentar separadamente a estreia de Little Busters!, e talvez resolva comentar semanalmente os episódios do anime tambem (talvez valha a pena retomar esse tipo de postagem aqui). Little Busters! é a adaptação em anime da JC Staff de uma popular Visual Novel do grupo Key (criadores de Clannad, Air, Kanon e outros famosos "dramas otaku") que tem gerado tremendas polêmicas por ser a primeira obra Key nas mãos do estúdio, correndo riscos de ficar "terrivelmente adaptada" não só devido a equipe de pouca confiança responsável pelo anime mas também pela tremenda dificuldade de adaptação do original em anime, até considerado por alguns como "impossível de adaptar".

E é por conta de tanta polêmica e por se tratar da adaptação de uma Visual Novel que tem me conquistado cada vez mais (estou lendo-a desde agosto), acho que vale a pena dedicar um esforço a mais para discutir em separado as chances deste anime se tornar uma obra memorável por si só ou não.

(Obs: Se alguém sentir que estou repetindo o que já disse em alguma comunidade ou fórum... Não é impressão. Tentei agregar aqui mais ou menos o que andei comentando sobre a estreia por aí com alguns acréscimos e um ajuste nas ideias.

Obs2: comentários sobre a enquete dessa temporada devem ficar para o post geral de Primeiras Impressões.)

Para quem não conhece, Little Busters! começa com a história do grupo de cinco amigos de infância Riki, Kyousuke, Kengo, Masato e Rin. Kyousuke, o mais velho do grupo, está em seu último ano do colegial,  o que significa que em breve deve separar-se do grupo para seguir adiante com sua própria vida de adulto; um certo sentimento de melancolia surge entre o grupo enquanto conversam a respeito, até que Riki sugere que façam algo que remeta aos velhos tempos enquanto ainda estão juntos.

Com isso, Kyousuke tem a ideia de formar um time de beisebol para jogar uma partida. Para isso serão necessários mais membros e uma boa dose de treino, trabalho em equipe e, claro, diversão juntos.


Antes que alguém pense errado, Little Busters! não é uma história sobre beisebol. A importância do jogo está em unir os personagens e é a partir deles que os dramas se desenrolarão; e quem conhece Key já pode esperar por doses de fantasia e algumas mensagens dentro da história.

Agora, falando sobre o episódio em si... Reparei que muita gente que não conhece a obra original se sentiu decepcionada com a estreia, e não é como se eu não entendesse essas pessoas. Acho que aí temos três fatores envolvidos:
  • Hype: fãs esperam por adaptação de Little Busters! desde a época do final de Clannad After Story (que acabou em 2009). O anime finalmente foi anunciado na primeira metade deste ano e desde então o número de elogios sobre a VN original sobressaíram mais na internet (por sinal, admito que faço parte deste grupo que gerou o hype). Muita gente é levada a pensar que a obra é realmente algo fantástico, e talvez tenha-se esperado algo impactante logo de cara. O que nos leva ao fato de que...
  • Little Busters! tem sido muito comparado com Angel Beats! por aí. Isso não deixa de ser verdadeiro quando se leva em conta o carisma dos personagens e o feeling geral das duas obras, mas se por um lado Angel Beats! tem um começo mais impactante, Little Busters! tem começo lento desde sua obra de origem, mais voltado para slice-of-life, comédia e estabelecimento dos personagens. Isso pode ter desiludido as expectativas de algumas pessoas, embora eu não possa confirmar.
  • Há também o fantasma da JC Staff envolvido. Sim, aquela JC Staff que detonou o Tsukihime de muitos fãs (não me perguntem a respeito pois não assisti o anime, só sei que a revolta que causa é grande) assim como foi responsável por muitas adaptações insossas e tem como uma das marcas negativas uma animação que raramente ganha destaque. É claro que os fãs da Key, acostumados com o requinte dos estúdios Kyoto Animation e P.A. Works, sentiriam algo faltando em termos visuais e morreriam de medo de receber uma adaptação mal-feita. Minha impressão é de que qualquer erro do estúdio aqui, seja grande ou pequeno, terá seu impacto multiplicado por dez. Não acho merecido, mas levando em conta a fama que o JC criou para si, até compreendo. "Você colhe o que você planta" é um ditado que talvez possa ser aplicado aqui.

Porém, achei este primeiro episódio bem eficiente em introdução. Extremamente fiel tanto ao conteúdo quanto ao humor do original. Claro, teve lá seus cortes em algumas cenas de comédia para ajustar o tempo e dar um ritmo mais dinâmico ao episódio, mas não perdeu nada essencial e mesmo com uma animação mediana demais para um projeto desse porte, adicionou o gostinho de ver algumas cenas animadas para fãs do original.

E claro, a comédia aqui é erro-ou-acerto, como quem conhece Angel Beats! já pode ter uma noção. Tenho algumas ideias sobre isso, e diria que tem a ver com os personagens.

A meu ver, o ponto de LB! é que os personagens são elevados a um nível de excentricidade e comédia um pouco diferentes de, digamos, Clannad (não assistir Air ou Kanon ainda, então não posso oferecer mais comparações). Todo mundo é humanizado e tem defeitos/traumas, mas são personagens que são difíceis de enxergar como "pessoas de verdade".

Porém, eles estão sempre ligados a algum tipo de mensagem, para passar algo ao espectador (como Clannad e o tema família e Angel Beats! e uma mensagem mais abrangente sobre vida) e são apresentados com um carisma, situações cômicas e boas interações para levar o público a se apegar. Ou seja: se não gostar de vê-los juntos para depois entender suas histórias e o que elas querem passar, vai sentir-se meio desapegado da história. Claro que o episódio inicial não basta para estabelecer toda a simpatia pelos personagens (eles ainda tem muito tempo para crescer no apego do espectador), mas muito do essencial deles já está nessa estreia. Todos os cinco Little Busters já demonstram ter presença forte (mesmo o afeminado Riki acaba se encaixando bem entre um comentário e outro).

Agora, se para mim este aspecto é um paraíso, para outros pode parecer manipulativo demais, sem falar que comédia é uma questão um tanto subjetiva - há quem se divirta com humor bobo, ha quem prefira algo diferente no gênero.


Mas se o episódio inicial foi bom, os problemas de adaptação ainda não começaram. A versão regular da VN original possui seis rotas, uma de cada heroína, que, após concluídas, liberam a rota final, Refrain. Porém, essas rotas são independentes umas das outras; e já que o JC Staff revelou no primeiro PV cenas indicativas de que todas as rotas serão adaptadas... Bom, esse é o grande problema que temos à vista. E também é uma VN longa, portanto não dá para saber se 24-26 episódios bastarão para contar todas as histórias com calma. Há especulações de que talvez seja necessária uma segunda temporada para o Refrain. Até que ponto isso problemas na adaptação poderão afetar o aproveitamento de quem não conhece o original? Sinceramente, ainda não sei.

Sobre os aspectos técnicos: a dublagem é pelos mesmos seiyuus do original - que por sinal são ótimos - , com mudanças no protagonista Riki, dublado por Yui Horie, e e em Sasami, dublada por Sora Tokui. Ambas ficaram bem nos papéis desses personagens.

A OST é a mesma do original também, porém em alguns momentos a produção parece "perdida" em como usá-la. Às vezes algumas faixas da trilha alternam de forma abrupta demais, mas no geral o uso delas parece adequado

Por fim, sobre a animação... Tem momentos sofríveis, não vou negar. Não é à toa que os gringos começaram a usar a expressão "Little Budget: The Animation"; e o fato de termos um episódio inicial já com cenas compostas por "slideshow" como a do flashback pode ser sinal de que piore daqui para frente. Em todo caso, o design dos personagens ficou bem adaptado, e ver alguns gestos cômicos animados ficaram realmente bacanas.


Por fim, eu admito que gostei bastante dessa estreia; rendeu-me boas risadas e amenizou um pouco os medos de como lidariam com a comédia e os personagens, mas percebo que o hype foi elevado demais e levou alguns a esperarem algo mais impactante logo de cara. De qualquer forma, foi o episódio necessário para colocar as bases do que está por vir e agora a empatia do público deve vir de acordo com o gosto pelos personagens, que carregam o feeling da obra nas costas. Sei que as chances dessa adaptação dar errado são preocupantes, mas prefiro acreditar que posso ser surpreendida - e aproveitar enquanto as coisas ainda estão indo bem.

9 comentários:

  1. "(...) Não é à toa que os gringos começaram a usar a expressão "Little Budget: The Animation" "

    EHAUEHAUEHAUHEAUHEUAH, eu rí seriamente com essa frase! XD

    Ótimo texto, by the way - e eu tenho que admitir, também botei muita lenha na fogueira que foi o hype de Little Busters!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. ^^ Espero que as pessoas assistam com mais calma, pois o melhor ainda está por vir...

      Excluir
  2. No quesito detalhes no cenário e efeitos de iluminação, ainda acho o Kyoto Animation melhor, mas o JC Staff até que fez um bom trabalho no character design que ficou relativamente fiel ao original, sem contar que o elenco de dubladores ficou muito bom. Agora é só ver se os 26 episódios serão suficientes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A parte do design ficou mais fiel do que esperava, mas alguns personagens como Kyousuke e Kurugaya aparecem com algumas diferenças que não são muito para o meu gosto. Mas outras fiaram melhores, como a Haruka e a Komari.

      Excluir
  3. eita,eu via você animada no Twitter. mas, confesso que não esperava que me surpreendesse ao ponto de dar o play e desanimar com o visual. claro que é pobre, e lembra as animações dos anos 1998 (por aí). porém, o que LB! perde em qualidade visual,ele ganha no roteiro (quero acreditar nisso).não vou negar que o primeiro episódio me cativou de primeira.e pior que ele já começa com aquela ideia de que o grupo vai se separar ;-;

    e não acho o Rikki afeminado u.u. foi o personagem com que mais me identifiquei,LOL
    Blog Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olha, eu achei quase idêntica á voz da VN (que se ouve poucas vezes), às vezes mal dá para notar a diferença. Nisso a equipe do anime acertou em cheio.

      Excluir
  4. O-lá Mary Vanucchi!


    É...cada coisa também tem seu valor: As Primeiras Impressões das Seasons com os resuminhos;expectativas;e apostas segundo a cotação da Bolsa(para alguns é efetivamente assim e tals).E o "resumo da semana(entre aspas porque somente tem um episódio por semana)" com os gosteis,não gosteis,vou
    gostar,vou desgostar etc.

    "Impossível de adaptar(?)"Baita exagero!Porém se o J.C.Staff(Não é aquele estúdio de orçamento 'nem tão grande -A Warner Bros como parceira deve suprir
    nesse lado-' que às vezes faz umas coisas interessantes por serem "diferentes"?) 'errar a mão',a força desse temor vai aumentar progressivamente e as comparações com Clannad,Air(Vi esse. XD),Kanon do grupo Key não devem parar de chegar.
    É você reapostando nos comentários semanais,e a indústria animada no J.C.Staff,mas no caso deles o prejuízo material é BEM MAIOR. =(

    "Pra quem não conheço",Little Busters é um enredo em que Kyousuke monta um time especial de beisebol -para relembrarem num jogo especial- porque os
    velhos tempos eram tão buenos.Ver todos em situação tão energética,pensando juntos,esforçando-se,disputando ese reconhecendo...É tipo assim,não é? ;)
    No MAL por exemplo,não entregam o 'sobrenatural' e/ou fantástico nos gêneros,mas se é uma adaptação(fiel),então é isso e ponto. :]

    Quanto às 'decepções','hyparam' algo FABULOSO(no estilo da Key),e os fãs foram logo e encaixaram após Clannad After Story e aí tipo de fazer comédia
    é da mesma origem de Angel Beats que arriscava um riso num súbito.E seguidamente "Tsukihime",
    * Sobre Tsukihime(Impressões iniciais): É um anime do qual vi o primeiro episódio a pouco e resumidamente -Não há Spoilers no que direi-,achei
    mistérios intrigantes,uma forma de contar a história que 'te transforma' num roteirista indireto,forte iluminação indiretamente,e sons ambientais ou
    de soundtracks valorizados.Sei de alguns de seus 'problemas' citados por aí,verei para ter um veredicto,no entanto sem arrependimetos.

    Indo agora ao primeiro episódio,pode ser que selecionaram as piadas que mais gostavam e tiraram as outras(Se pensar que a animação adiciona mais cenas,
    então é um tipo de bálsamo às piadas.)E no tipo de comédia de Air,se não se importa(m) de eu dizer,é um humor mais pueril,digamos.
    Quanto ao carisma,o modo que é feito esse crescimento para que as pessoas se afeiçoem aos personagens,deve ser o "padrão" dos outras obras vindas da
    Key.

    E se vai ter tempo para todas rotas+ a extra?É uma questão sujetiva,pois algumas das obras que já mencionou da Key não se concluíram logo na 'primeira
    animação'.Dois seiyuus originais,OSTs originais,história vinda dum original,flazhbacks mais parados como as imagens em papel pertencentes ao original,animação que possibilita deixar os personagens da VN "mais originais","Little Budget: The Animation" em paródia a "Little Busters: The Animation".Que original!(Interpretação ambígua).
    Obs.: O repetido uso de derivações de "original" foi consciente... =P

    Acerca do post,comentários aleatórios dão post,é?(Vou lembrar mais disso. =P).E aprecio a forma como se expressou como público e representou as
    impressões de parcela(s) do público,entretanto o Hype que diz ter ajudado a criar não sei ainda se foi uma propaganda parcelada ou se foi uma espécie de "desserviço",visto os componentes do resultado que meio saiu 'consertando' lá e cá.


    Tchau! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (Um pouco atrasada, mas após ver a conclusão do primeiro arco posso dissertar melhor)

      Quanto a questão do orçamento, acho que estão medindo-o melhor do que eu esperava. O pessoal desanimou quando viu o estado do primeiro episódio, mas o capricho artístico no 05 e 06 estava muito bom.

      Sobre o natural... Espere a famosa "key magic" em algumas rotas, mas até o final se mostra mais bem feito que em Clannad, por exemplo.

      ...Isso se o anime conseguir transmitir a mensagem direito. Achei a conclusão do arco da Komari desanimadora; não achei ruim, mas ficou bem aquém do original - e as críticas estão chovendo entre os gringos. Estou perdendo a confiança na direção desse anime. :/

      Excluir

Seja bem-vindo à seção de comentários. Fique livre para expressar sua opinião sobre o assunto em questão, mas atenção: seja educado e respeite as opiniões alheias. =)