sexta-feira, 6 de julho de 2012

Um ano de blog: Agradecimentos, ausências, mudanças e mais alguma coisa


Estava sem ideias para um banner legal, então resolvi fazer uma edição com a Iwasawa. Porque qualquer coisa com destaque à Iwasawa parece automaticamente mais legal. Quero ver quem consegue discordar disso. :P

Enfim, vamos falar de negócios- oh wait, este é um blog amador feito por puro hobby que ainda não encontrou seu ritmo. Então vamos falar de... Blogagens.

...Não, não vou falar sobre a blogosfera. (Acho que sobre este assunto já foi falado o suficiente esses dias, e se houver algo mais a falar com certeza não sou a pessoa mais indicada para isso. Só faço o que gosto e ponto.) Falarei um pouco sobre o período de um ano em que este blog já completou no ar (é isso aí, preparem a festa! ou não), sobre momentos marcantes, ausências, agradecimentos, mudanças e mais alguma bobagem relacionada. É hora de voltar à ativa.


-Um ano de blog: "Acho que vou escrever sobre Gosick..."

Pra começar, deixem-me ser honesta. Na verdade este blog tem... Um ano e alguns dias. A primeira postagem foi alguma aleatoriedade qualquer que postei apenas para experimentar mas não está mais no ar, para a infelicidade dos creepy stalkers, ohoho. Mas foi em 03 de Julho do ano passado que eu resolvi postar sobre Gosick, um recém-encerrado na época. Claro, levei minhas costumeiras horas para escrever algo de tamanho médio e com perguntas como "será que não estou deixando nada passar?" "será que é válido falar sobre aspecto X dessa forma?". No fim, acho que o texto ficou bacana (mesmo com algumas escorregadas) e quem leu também gostou.

A partir daí, pude seguir mais confiante e, particularmente, gosto de tudo o que escrevi. Claro, há muito o que melhorar em meus posts ainda - algo que comentarei mais adiante - , mas experiências como realizar as polêmicas Primeiras Impressões de cada temporada, comentar partes de animes em andamento, analisar alguns aspectos de personagens peculiares e as reviews de animes e mangás foram todas interessantes de realizar, cada uma à sua maneira.

E sim, eu até me sinto uma pessoa melhor após escrever sobre Natsume, Wolf's Rain, Noir, Hotarubi, Clover e Metropolis. Essas pequenas "joias ocultas", um tanto desconhecidas por aqui, merecem ser conhecidas por mais pessoas. Poder apresentar aos outros algo que eles podem gostar é uma das partes mais bacanas de blogar (o que não significa que seja ruim/errado falar de material mais "famoso" por aqui); e saber que o público se interessa comentando, participando de enquetes e curtindo a página do blog no Facebook mesmo durante meus períodos de ausência é sinal de que consegui causar interesse nas pessoas pelo que escrevo. Isso é uma recompensa e tanto, agradeço muito a atenção de vocês leitores. ^_^

-Sobre as [chatas] ausências...
É, falando sobre ausências... É, eu tenho esse problema. Dois motivos me levaram a passar por uns momentos de "sumiço" (apenas nas blogagens - tanto aqui quanto na minha coluna no Chuva de Nanquim - , podem ver que em Twitter, Facebook e afins encontro-me quase sempre presente) e gostaria de comentar um pouco sobre eles; em especial sobre um deles.

Em primeiro lugar, este ano começou logo no semestre final do meu curso técnico, o que basicamente significou uma coisa: TCC. Sim, fiquei um tanto ocupada com isso neste semestre, e felizmente encerrei o curso com sucesso. Custou-me o tempo que eu usaria a favor de outras coisas, claro, mas foi um sacrifício necessário. E valeu a pena.

Em segundo lugar, tem um outro motivo que me levou a parar um pouco por aqui (e eu peço desculpas, deveria ter comentado por aqui antes): conteúdo. Sim, eu disse acima que escrevo porque gosto e gosto do que escrevo (parece meio estranho falar assim), mas ainda... Sabe quando você sente que gostaria de fazer algo diferente mas não tem condições de começar esse "algo diferente"? Pois é, há o que melhorar por aqui. Pelo menos eu sinto que preciso melhorar, ter uma base de conteúdo mais eficiente para falar de animes e mangás por aqui; vejo essa base tanto em blogs brasileiros quanto em blogs da gringa, cujos posts me fazem pensar "ei, acho que deveria fazer algo do tipo também". Este blog é meu espaço para exercitar algo que gosto, minha escrita, e, se é para compartilhar algo com vocês, que seja o melhor que eu tiver a meu dispor.

Valeu a pena dedicar um tempo para Scrapped Princess
e outras séries
Então, o que eu fiz? Corri atrás. Sendo alguém que não conhece tanta coisa assim, fui atrás de material "underrated", material mais famoso, material de gêneros que conheço pouco. Tive que procurar essas referências, ler a opinião de outras pessoas mais experientes sobre elas, tentar novas experiências e fazer uma reavaliação de como e o que pretendo postar por aqui. Claro que não encerrei esse processo, mas agora com as férias do meio do ano talvez consiga conciliá-lo com um retorno gradual por aqui.

-Mudanças?
Este mês deve rolar por aqui algo interessante. Papo clichê para atiçar a curiosidade do público, mas acho que vocês perdoam, né? Penso em experimentar alguns modelos alternativos de postagem inspirada nos meus passeios pela blogosfera estrangeira, em participar de alguns eventos entre os blogs (como a Corrente de Reviews organizada pelo Anikenkai) e quem sabe mais alguma outra ideia que venha pela frente. Já vou avisando que, a princípio, não pretendo ter um ritmo de postagens muito frequente; prefiro manter-me numa zona de conforto em que posto pouco mas o que posto tem algo realmente útil. (Mas também espero que não tenha que passar por mais longos períodos de pausa também.) Sem falar que ainda tenho questões como vestibular pela frente, o que deve colocar o hobby aqui em segundo plano se necessário.

Claro, este mês também começou a Temporada de Animes de Julho que até agora está meio fraquinha e farei o costumeiro post com um punhado de estreias resumidamente apresentadas - e com o espaço para os leitores compartilharem suas próprias opiniões também (sim, gosto de pensar neste tipo de post que faço aqui como uma "produção coletiva" - os post das temporadas de Inverno e Primavera renderam, em minha opinião, um bom espaço aberto; informação e opiniões diversas que levam todo mundo a ganhar). E assim o blog continua crescendo (espero ^^').

Por isso, mais uma vez gostaria de agradecer a atenção de vocês, leitores; repito, se vocês apreciam o que escrevo aqui, sinto-me muito satisfeita. Ainda tem muita lenha para queimar nesse 2012 cheio de surpresas, espero que o blog se torne um espaço cada vez melhor para trocar empolgações, opiniões e ideias.

12 comentários:

  1. É muita coincidência... Você acredita que um dia desses estava procurando Scrapped Princess pra assistir? Lembrava do animê porque li a sinopse numa revista...Mas,o nome tinha fugido da memória. Não achei a revista,no final das contas. Daí, eu o vejo aqui ^___^.Finalmente, vou poder assistir.

    Ah,sobre o blog: é bom dar uma satisfação para os leitores. E nem se preocupe com a frequência dos posts (apesar de eu ter gostado dos posts de Dantalian),faça no seu ritmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Scrapped Princess é muito bacana, sério. É o tipo de anime que acho difícil ver semelhante hoje em dia.

      Sim, por isso acredito que falhei em deixar avisos prévios. Quanto aos posts de Dantalian, acredito que eles são um bom registro do andamento do anime, gostei de realizá-los. Mas comentar animes semanalmente exige um certo tato diferente para não ser repetitivo, é algo que gostaria de encontrar.

      Excluir
  2. Eeeeeeeeeiiiiiii, Maaaaary!!! Feliz aniversário de blog e que continue sendo algo bem divertido pra você. Penso que blogar é quase como ler um livro. Você entra num universo novo, de palavras e se sente totalmente a parte enquanto escreve. E claro, você acaba aprendendo muito mais. E vamos ver como você se sai depois desse "laboratório" huehuehuehuehuehuehue. Você já mandava muito bem antes, então, agora deve estar ainda mais afiada.

    com perguntas como "será que não estou deixando nada passar?" "será que é válido falar sobre aspecto X dessa forma?".

    Isso acontece comigo, seeeeempre huehuehuehueehu. Acho válido esse questionamento. E espero, um dia, ainda ter a frieza dos blogueiros mais safos. Não gosto de reler um texto e ficar pensando "pouxa, deveria ter incluído tal coisa e tornar a postagem mais completa".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Roberta! Tenho certeza que continuará divertido, é bem como você falou mesmo. E o "laboratório" continua, ainda tem bastante coisa que eu preciso descobrir. :D

      Pois é, este questionamento sempre passa pela minha frente, mesmo que eu esteja gostando do que estou escrevendo. Me pergunto se os blogueiros mais experientes não passam por isso também.

      Excluir
    2. Ohayou Roberta Caroline!

      Não somente como ler um livro,mas também como escrever um tipo de livro;tais como livros de crônicas,de contos,de revisões[reviews] etc e etc.E além disso,redigir um texto & ler o mesmo tem seus pés fincados na literatura[- Será..? o.O - uma arte & entretenimento & forma 'letrada' de aprendizado já há muito e muito tempo conhecida e usada.]

      Auto-questionamentos,auto-reflexões são bem-vindos.Entretanto um certo pesar de arrependimento não acho 'saudável ou coisa do tipo'.Se bem que ás vezes queria conseguir revisar um pouco mais rapidamente o que chego a comentar,tal qual fiz por um tempo no seu blog quando outros sistemas de comentários por lá reinavam.No entanto,de vez em quando leio o que se posta lá e guardo o que conclui pra mim mesmo. XD

      P.S.:
      1-AúdioPost+Foto atualizada de imagem humana... (sua..? O.o) Pretensões a blogueira/vlogueira que entraria para a MTV..?

      Ja ne!

      Excluir
  3. Saudações


    Parabenizo-te pelo aniversário do blog, Mary.
    Acredito imensamente que você é uma pessoa que desenvolve muito bem as suas ideias. Seus textos são ótimos. As responsabilidades sempre clamarão por atenção, então não acredito que desculpas sejam necessárias.

    Que este seja o primeiro de vários aniversários pela frente!
    Sucesso para ti e para o [Across the Starlight], Mary.


    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carlírio ^_^ Particularmente sinto que consigo escrever bem, mas ainda queria cobrir algumas ideias e formas diferentes de desenvolver meus textos. Puro experimentalismo. ^^
      Sobre desculpas, o que sinto ter feito errado foi deixar as coisas paradas por aqui mesmo enquanto ainda haviam pessoas descobrindo o blog. Avisos de antemão sobre hiatos são atos de consideração, acredito.

      Mais uma vez, muito obrigada!

      Excluir
  4. Eae Mary Vannuchi/sumida![Desde domingo,15 de abril de 2012 não reaparecia] ;P

    (Parte Number One)
    Masami Iwasawa,uma musicista...Angel Beats,né..?Aquele anime conhecido...e com personagens de olhares penetrantes,não é..? ^_^ Olha,que o pessoal pode discordar disso,mesmo "sem 'que' nem pra quê".Ah!Outra coisa,esse blog trata de negócios sim,o 'negócio' dele seriam as blogagens por lazer ou hobby como mesmo disse. O.o =)

    Então quer dizer que a blogosfera está falante & polemizadora esses dias?{E eu alheio a tudo isso.Olha só o que estou perdendo =P}No entanto,a ocasião e o lugar é para falar do "Happy Birthday and Return".Primeiramente deixa eu ver se entendi: Se o blog fosse um bebê, ele ameaçou entrar em trabalho de parto antes da data de 6 de julho de 2011,porém foi somente com Gosick - esse que tem a íris do olho que se aprofunda como uma nebulosa,como por exemplo=
    http://www.ccvalg.pt/astronomia/nebulosas/nebulosas_planetarias/ngc_6543.jpg - que o Across The Starlight deu a luz.
    Nota: Até que podia retornar com Gosick novamente,já vi alguns posts que o pessoal anda reciclando e vendendo como novos sem nem fazer menção a ser uma republicação.Anyway... :P

    E que gratificante deve estar sendo falar de diferentes tipos de obras e em abordagens 'abordagens experimentais',como as feitas em: Metropolis[artigo especial dedicado ao #TezukaDay] com aquela reflexão científica/psicológica do homem e máquina proposta por Osamu Tezuka;os melancólicos e
    relaxantes Natsume Yuujinchou & Hotarubi no Mori e da mesma autora(Yuki Midorikawa);a aparente breve aventura nipônica da 1ª temporada(e não ainda continuada) dos mutantes mais famosos do mundo em X-Men;a jornada trágica e sempre engatilhada das mulheres de Noir(que diferentemente daquela época,agora já o assisti);a bela e contagiante(piegas,talvez) Chuva de Lobos[Wolf's Rain];aqueles momentos de chutes a gol das primeiras impressões;Ichiban Brasil com seus candidatos votáveis e tantos outros requeridos,entre outros assuntos.E de forma igualmente prazerosa,provavelmente é não
    sentir o blog entregue às traças pelos leitores e seguidores das redes sociais,apesar da casualidade em que blogueira em Trabalho de Conclusão de Curso {TCC} & leitores se (re-)encontrariam.
    Nota 2: Um exemplo de seus aparecimentos é como naquele que rolou aquela discussão em "http://nahelargama.wordpress.com/2012/06/17/tengen-toppa-gurren-lagann",
    onde "Pss" postou o assunto relacionado no site dela também com o títlo de "Tengen Toppa Gurren Lagann e O Dia Em Que Me Trollaram ,18/06/2012 por Pss".


    See ya na segunda parte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, fiquei sumida por um bom tempo. xD

      Sim, é ela mesma. Iwasawa, a grande ídola de Angel Beats, uma de minhas personagens favoritas. :3
      Acho que no caso minha piada colocando "negócios" no sentido financeiro deu errado então. Sou terrível com piadas. xP

      Gostei da retrospectiva que fez, agradeço pela atenção (E espero que tenha gostado de Noir ^^).
      E sim, estive sempre presente em redes sociais, até comentei abertamente com algumas pessoas sobre a pausa no blog. E aqui estou, com o retorno que mencionei que faria. ^^

      Sobre a questão do post da Pss, confesso: acabei sendo meio "intrometida" naquela discussão. Mas o problema é que essas coisas passam da minha paciência; o tempo todo vejo blogueiros (tanto brasileiros quanto estrangeiros) sendo destratados por... suas opiniões. Ou acabam tendo sueus textos vistos de uma forma ofensiva e mal-interpretada, e as pessoas se recusam a olhar além. Tenho vontade de "dar um toque" a essas pessoas, mas às vezes falta-me um jeito mais adequado...

      Excluir
  5. Eae novamente! ^_^

    (Parte Number Two)
    Quanto ao seu "segundo lugar",o "laboratório[termo que começou a ser usado aqui embaixo ou aí em cima no meu caso]" foi para acumular conteúdo -ou instrução,de forma similar como no curso técnico que cita-.E parece gostar tentar descobrir porque determinados animes(dentre outras obras) são 'underrateds',daí conheceu a Princesa Amaldiçoada(Scrapped Princess).

    E relativo as "mudanças?",compreendi que se sente com mais madeira para queimar e ainda com disposição para o mesmo,porém sem tanta pressa/auto-pressão como dantes.Nesta última,o ritmo mais intensificado comumente prometido agora reforçou o "escrevo porque gosto e gosto do que escrevo" e a questão que ficou melhor
    deduzida é a de sempre gostar desse ar de "produção coletiva" como : no trecho do fim do post "[..]e com o espaço para os leitores compartilharem suas próprias opiniões também" e a proposta de "Corrente de Reviews" do Anikenkai.

    E finalmente,Feliz Aniversário!E que venham os posts com: trechos'provocativos/inconfessáveis' riscados no texto;o caráter causídico das reviews;os reforços dos negritos;os páragrafos em blocos com suas imagens em bordas como em fotos;os experimentos;os hiatos e promessas;a tentativa de dosar os pontos positivos e negativos{Por ventura nesse ponto,só chegou a falar do que gosta ou deu a sorte de gostar de tudo o que falou?}e as demais coisas.

    P.S.:A intenção era realmente a deixar o comentário bem extenso com esses mais de 4.096 caracteres aceitos,e informativo.Enjoy..! =]


    See ya!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que entrei em contato com os tipos mais diversificados de obras neste período: animes do Noitamina, comédias românticas mais populares e outros mais desconhecidos como Scrapped Princess. Enfim, experiências para conquistar uma certa diversidade.

      Mas é o seguinte, acabei tendo que rever a decisão de aumentar o ritmo do blog; como eu mencionei, faltava algo para que eu fizesse os textos de uma forma ainda melhor. E realmente prefiro mais qualidade em vez de mais quantidade.
      Acabei aceitando a corrente de reviews por conta própria, faria parte do experimentalismo, de tentar algo diferente. Mas não é toda proposta que posso aceitar.

      E agradeço muito pelos parabéns - e por um comentário tão completo também. É sempre ótimo ter um leitor atencioso. ^_^

      Excluir
  6. Eae Mary Vannuchi(Comentário em resposta a seus 2 respondidos)!


    Na piadinha sobre "negócios" não te 'gonguei' nem nada do tipo;foi só que você preparou a piada seguinte com a sua,daí foi só eu mandar aquela.Logo continue a experimentar também investindo nesse sentido irreverente.OK!? =]

    E sobre aquele post de Tengen Toppa Gurren Lagann,o que se iniciou com um "pensar alto" em que cada pessoa falava meio na sua,acabou com o caldo todo entornado.Polêmicas,'desfocos' e muitas visualizações(PROVAVELMENTE)...Riscos de se opinar;e de opinar tão enfaticamente conjugando o presente do indicativo.Há como se precaver,porém quem estaria livre desse risco..? =|

    Quanto a Noir,gostei sim.E justamente por isso gostaria de (re-)discutir ou refletir em certos pontos do post de: "domingo, 27 de novembro de 2011 => Noir: Intrigas e Girls With Guns em alto estilo ".E decidir por postar mais lá[http://acrossthestarlight.blogspot.com.br/2011/11/noir-intrigas-e-girls-with-guns-em-alto.html]recomentando para promover a postagem anterior e fazer essa ponte entre os assuntos no blog. ^_^
    Obs.:Link interno a interessados,que viram a série porque possuem Spoilers ou a quem não se importaria dos mesmos. :D

    E por fim,de nada -> "Quando se presta atenção se permite abstrair mais e melhor."


    Te vejo lá!

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo à seção de comentários. Fique livre para expressar sua opinião sobre o assunto em questão, mas atenção: seja educado e respeite as opiniões alheias. =)